Fendt lança série 700 Vario para o mercado brasileiro
Os novos tratores Fendt 700 Vario irão compor combo “Suplantar”, com versões semeadora dobrável Momentum de 18 a 24 linhas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu hoje a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 26 de fevereiro e 4 de março, grandes acumulados de chuva (possivelmente maiores que 80 milímetros - tons em vermelho e rosa no mapa da figura 1) devem afetar áreas das regiões Norte e Nordeste e, também, o estado de Minas Gerais devido à combinação do calor com a alta umidade.
Na faixa norte do País, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deverá fortalecer as instabilidades, provocando chuva intensa, principalmente, nos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
Veja, a seguir, a previsão do tempo detalhada para cada região do País nas próximas duas semanas.
Para a Região Norte, são previstas pancadas de chuva no decorrer da semana, com valores maiores que 50 mm em praticamente toda a região, mas, principalmente, em áreas do Amazonas, Pará, Rondônia e sul de Roraima, podendo vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuva isoladas com menores acumulados.
No centro-norte da Região Nordeste, são previstas pancadas de chuva localmente fortes, com maior intensidade em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, onde não se descartam volumes superiores a 100,0 mm. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuva isoladas com menores acumulados.
Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, há previsão de chuva em forma de pancadas, com acumulados maiores que 40 mm, porém, com maior intensidade em áreas de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso devido ao calor e à alta umidade. Nas demais áreas, há previsão de chuva com menores acumulados.
Na Região Sul, a semana começa com pancadas de chuva em áreas do Rio Grande do Sul, podendo ultrapassar 50,0 mm devido ao transporte de umidade do oceano para o continente. Nas demais áreas, são previstos acumulados abaixo de 40 mm.
Na segunda semana, entre os dias 5 e 13 de março de 2024, a previsão indica volumes de chuva maiores que 60 mm em grande parte do País. Veja figura 2.
Em grande parte da Região Norte, são previstos acumulados maiores que 50,0 mm, mas, principalmente, em áreas do Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e Tocantins. Nas demais áreas, há previsão de volumes de chuva inferiores a 30 mm.
Na Região Nordeste, a previsão é de chuva em forma de pancadas, podendo superar 50,0 mm em praticamente toda a região. A chuva pode ser localmente forte em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará e na costa leste e sertão da Paraíba e de Pernambuco. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuva.
Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, há previsão de pancadas de chuva em todos os estados, principalmente no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minhas Gerais, Distrito Federal e Goiás. Em Mato Grosso do Sul e São Paulo, a previsão é de menores acumulados de chuva.
Na Região Sul, a previsão é de chuva maior que 50 mm em todos os estados. Porém, pouca chuva está prevista para o extremo sul do Rio Grande do Sul.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura