Inmet: previsão do tempo entre os dias 24 e 31 de agosto de 2026

Sul deve concentrar maiores volumes de chuva, com acumulados acima de 150 mm no RS e em SC

24.08.2026 | 15:33 (UTC -3)
Inmet, edição Revista Cultivar
Previsão de chuva acumulada (24 a 31 de agosto de 2026); fonte: Inmet
Previsão de chuva acumulada (24 a 31 de agosto de 2026); fonte: Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou hoje (24/8) a previsão do tempo até o dia 31 de agosto de 2026. De acordo com o modelo numérico da entidade, a previsão de chuva acumulada para o período indica os maiores volumes de precipitação para a Região Sul, com destaque para o norte, o nordeste e o centro-sul do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, onde os acumulados podem superar 150 mm.

Chuvas também devem ser registradas no oeste da Região Norte, especialmente no noroeste do Amazonas, com valores que podem ultrapassar 60 mm. Já no Sudeste, as precipitações mais expressivas devem se concentrar entre o leste de São Paulo, o sul de Minas Gerais, todo o estado do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo, com totais pontuais alcançando 50 mm.

No Nordeste, as chuvas devem ficar restritas à faixa litorânea, com acumulados máximos previstos em torno de 20 mm. Por fim, o Inmet prevê que os maiores volumes de chuva para a Região Centro-Oeste se concentrem no centro-sul de Mato Grosso do Sul, onde os valores podem chegar a 40 mm.

Região Norte

As condições de instabilidade devem persistir ao longo da semana, com previsão de trovoadas principalmente no oeste da região. As chuvas devem se concentrar no oeste de Roraima, nos trechos norte e oeste do Amazonas e no oeste do Acre, com valores que podem alcançar pontualmente 80 mm na região da “cabeça do cachorro”, no noroeste do Amazonas.

No litoral do Amapá e no nordeste do Pará, a umidade costeira provoca chuvas entre a tarde e a noite, com volumes de até 10 mm ao longo da semana. Nas demais áreas da região, são previstas precipitações pouco significativas, com acumulados de até 5 mm. Apenas no Tocantins não há previsão de chuva para o período.

Região Nordeste

As chuvas devem ficar concentradas na faixa litorânea ao longo da semana. Na segunda-feira (24/8) e na terça-feira (25/8), ocorrem chuvas isoladas ao longo do dia no litoral sul da Bahia e entre o litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte. No litoral do Maranhão, as precipitações devem ocorrer entre a tarde e a noite.

A partir de quarta-feira (26/8), a tendência é de enfraquecimento das chuvas em todo o litoral, com retorno dessas condições a partir de sábado (29/8), em razão da contribuição dos ventos de leste. À medida que se avança em direção ao agreste e ao sertão, não há previsão de chuva para o período.

Região Centro-Oeste

A semana inicia com tempo seco e estável em toda a região. Na terça-feira (25/8), a formação de um sistema de baixa pressão, associada à propagação de um cavado em superfície, contribui para o aumento da instabilidade, com previsão de pancadas de chuva e trovoadas no centro-sul de Mato Grosso do Sul. Essas condições devem se manter na quarta-feira (26/8), em função da atuação do sistema.

Em áreas do norte de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, há previsão de chuva isolada, com acumulados inferiores a 5 mm ao longo do período. A partir de sexta-feira (28/8), as condições de tempo seco e estável devem predominar e permanecer até o final do período.

Região Sudeste

A passagem de uma frente fria no oceano contribui para a ocorrência de chuvas isoladas entre o litoral de São Paulo, o Rio de Janeiro, o sul de Minas Gerais e o litoral do Espírito Santo, mantendo essas condições até terça-feira (25/8).

A partir de quarta-feira (26/8), a instabilidade deve ganhar força com a atuação do sistema de baixa pressão, com previsão de trovoadas entre o leste de São Paulo, o sul de Minas Gerais, o Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo entre quinta-feira (27/8) e sexta-feira (28/8). A tendência é de redução das chuvas a partir de sábado (29/8), quando ficam restritas ao litoral capixaba até o final do período.

Região Sul

A semana inicia com tempo seco e estável em toda a região. A partir de terça-feira (25/8), a formação de um sistema de baixa pressão, associada à propagação de um cavado em superfície, contribui para o aumento da instabilidade, com previsão de pancadas de chuva e trovoadas no leste do Paraná, avançando pelo norte de Santa Catarina ao longo de quarta-feira (26/8). A tendência é de diminuição da instabilidade nessas áreas no final desse dia.

A partir da tarde de quinta-feira (27/8), a passagem de uma nova frente fria provoca a formação de áreas de instabilidade no Rio Grande do Sul, com previsão de pancadas de chuva e trovoadas ao final do dia. Os maiores acumulados são esperados entre o sul e o leste do estado.

Nos dias seguintes, as áreas de instabilidade deverão se expandir por todo o território gaúcho e avançar para o centro-sul de Santa Catarina, com acumulados diários superiores a 50 mm previstos até o final do período.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp