Inmet: previsão do tempo entre os dias 21 e 28 de julho de 2025

Massa de ar frio derruba as mínimas para abaixo de 10 ºC no Sul e Sudeste; RS deve registrar acumulados de até 70 mm

21.07.2025 | 16:09 (UTC -3)
Inmet, edição Revista Cultivar

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou hoje (21/7) a previsão do tempo para a semana entre os dias 21 e 28 de julho de 2025, com destaque para o avanço de uma massa de ar frio pelo Sul e Sudeste do país e chuvas concentradas no litoral nordestino e extremo norte da Região Norte.

Figura 1: previsão de chuva acumulada (21 a 28 de julho de 2025); fonte: Inmet
Figura 1: previsão de chuva acumulada (21 a 28 de julho de 2025); fonte: Inmet

Na Região Sul, os maiores acumulados de chuva estão previstos para o extremo-sul do Rio Grande do Sul, onde os volumes podem chegar a 70 mm. Em Santa Catarina e Paraná, os acumulados variam entre 20 e 50 mm, sobretudo nas áreas centrais dos dois estados. O restante do Rio Grande do Sul deve ter volumes mais baixos, entre 20 e 40 mm.

A massa de ar frio que avança sobre o país ao longo da semana deve provocar quedas acentuadas de temperatura, especialmente entre os dias 25 e 27 de julho. As mínimas podem ficar abaixo de 10 °C no Sul, abrangendo Santa Catarina, Paraná e o Rio Grande do Sul. O frio também deve atingir o centro-sul de Minas Gerais e São Paulo, com temperaturas inferiores a 16 °C.

Já no Sudeste, o tempo permanece estável, com previsão de chuvas fracas (até 3 mm) apenas nas áreas leste de São Paulo e Minas Gerais. No Rio de Janeiro e Espírito Santo, os volumes podem chegar a 30 mm nas regiões costeiras. Em grande parte da região, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 40%, aumentando o risco de incêndios florestais.

No Centro-Oeste, o tempo também segue seco, com umidade abaixo de 30% a 40% e sem previsão de chuva, exceto no sul de Mato Grosso do Sul, onde os volumes não devem ultrapassar 3 mm.

Na Região Norte, o destaque fica para o norte do Amazonas e litoral de Roraima, onde são esperadas chuvas de até 80 mm. Em contrapartida, áreas como Acre, Rondônia e sul do Pará e Tocantins devem seguir sem precipitações e com baixa umidade.

No Nordeste, o litoral do Maranhão e de Alagoas pode registrar chuvas acima de 20 mm, enquanto o interior da região segue sem previsão de chuva e com umidade abaixo de 30%, principalmente no sudoeste do Piauí, sul do Maranhão e oeste da Bahia.

Figura 2: previsão de temperatura máxima para o dia 27 de julho de 2025 às 15h (horário de Brasília); fonte: Inmet
Figura 2: previsão de temperatura máxima para o dia 27 de julho de 2025 às 15h (horário de Brasília); fonte: Inmet

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025