Valtra lança a 6ª geração da Série S na Agritechnica 2023
A empresa apelidou sua recente oferta de alta potência de “The Boss”; tratores possuem opções de 280 a 420 CVs, o motor 8.4l AGCO Power e a transmissão CVT
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (13), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 13 e 20 de novembro, os maiores volumes de chuvas são previstos no noroeste e sul do País (tons em vermelho e roseados - figura 1).
Em áreas das Regiões Norte, Nordeste e Sudeste, principalmente, a previsão é de predomínio de tempo quente e seco no decorrer da semana (tons em branco e azul - figura 1).
Confira, a seguir, a previsão do tempo detalhada para cada região do País nas próximas duas semanas.
Região Norte: são previstas chuvas em forma de pancadas, durante a semana, com valores maiores que 50 milímetros (mm) no Acre e no oeste e sul do Amazonas. Com menores acumulados em áreas pontuais de Rondônia, Pará e Tocantins devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas, haverá predomínio de tempo seco e sem chuvas.
Região Nordeste: a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa, principalmente na parte norte e leste da região (áreas em branco e azul). No entanto, não se descarta pancadas de chuvas isoladas no Maranhão, Piauí, oeste da Bahia que inclui as áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além do litoral baiano.
Região Centro-Oeste: em algumas áreas, são previstas chuvas passageiras, principalmente no final da tarde.
Região Sudeste: a partir do dia 17 de novembro, a previsão é de chuvas em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e triângulo mineiro.
Região Sul: a passagem de uma frente fria pela Região Sul poderá provocar chuvas expressivas, que podem vir acompanhados de raios, rajadas de ventos e da ocorrência pontual de queda de granizo, no decorrer da semana, com maiores acumulados que podem ultrapassar 150 milímetros (mm), principalmente no centro-norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.
Na segunda semana, entre os dias 21 e 29 novembro de 2023, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva, maiores que 60 milímetros (mm), quando se observa convergência de umidade no sentido noroeste-sudeste.
No Sul do País, podem ocorrer pancadas de chuvas, que poderão ser superiores a 50 mm.
Região Norte: são previstos acumulados maiores que 50 mm no oeste do Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia e sul do Pará. Nas demais áreas, previsão de baixos acumulados de chuvas.
Região Nordeste: a previsão é de tempo seco e sem chuvas na região, exceto no Maranhão e litoral baiano com pancadas de chuvas passageiras.
Regiões Centro-Oeste e Sudeste: há previsão de chuvas que devem ultrapassar 40 mm, especialmente no Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nas demais áreas, não se descarta a possibilidade de pancadas de chuvas.
Região Sul: a previsão é de acumulados de chuvas maiores que 50 mm. As chuvas devem ser mais localizadas sobre o Rio Grande do Sul e litoral do Paraná.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura