Inmet: previsão do tempo entre os dias 04 de março e 20 de março de 2024

Entre os dias 4 e 11 de março, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva, quepoderão ultrapassar 60 milímetros em grande parte do país

04.03.2024 | 16:14 (UTC -3)
Inmet, edição Revista Cultivar
Figura 1 - previsão de chuva para 1ª semana (4 e 11/03/2024) -  Fonte: Inmet
Figura 1 - previsão de chuva para 1ª semana (4 e 11/03/2024) - Fonte: Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 4 e 11 de março, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva. Eles poderão ultrapassar 60 milímetros em grande parte do país, devido à combinação do calor e alta umidade, além da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que irá influenciar as instabilidades no centro-norte do Brasil, provocando chuvas intensas.

Previsão para a 1ª semana (4/03/2024 a 11/03/2024)

Região Norte: são previstas pancadas de chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 50 milímetros (mm) em praticamente toda a região, mas principalmente em áreas do Amazonas, Pará, sul de Roraima e norte de Tocantins, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados. No norte de Roraima, não há previsão de chuvas.

Região Nordeste: no centro-norte da região, são previstas pancadas de chuvas que podem ser localmente fortes e não se descartam volumes superiores a 70 mm. Nas demais áreas, podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas em menores acumulados.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: em grande parte das regiões, são previstas pancadas de chuvas maiores que 70 mm, que podem ser localmente fortes no centro-sul de Minas Gerais, noroeste de São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e Goiás, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas, devido a convergência de umidade. Nas demais áreas, há previsão de chuvas com menores acumulados.

Região Sul: a semana inicia com pancadas de chuva no nordeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e oeste do Paraná que podem ultrapassar os 70 mm, devido ao avanço de um sistema frontal que se desloca em direção ao oceano. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados.

Figura 2 -  previsão de chuva para 2ª semana (12 e 20/03/2024) - Fonte: NCEP/NOAA
Figura 2 - previsão de chuva para 2ª semana (12 e 20/03/2024) - Fonte: NCEP/NOAA

Previsão para a 2ª semana (12/03/2024 a 20/03/2024)

Na segunda semana, entre os dias 12 a 20 de março de 2024, a semana poderá apresentar volumes de chuva maiores que 70 mm em grande parte do País (figura 2).

Região Norte: são previstos acumulados maiores que 50 mm, mas principalmente em áreas do Amazonas, Acre, Rondônia, Amapá, sul do Pará e Tocantins. Nas demais áreas, há previsão de volumes de chuva inferiores a 30 mm.

Região Nordeste: a previsão é de chuva em forma de pancadas que podem superar os 80 mm na parte norte da Região e podem ser localmente fortes em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande Norte, oeste e sul da Bahia, além da costa leste e sertão da Paraíba e de Pernambuco. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuvas.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: há previsão de pancadas de chuvas em todos os estados, mas que podem ser localmente fortes em áreas do Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, centro-norte de Minas Gerais e norte de Espírito Santo. Nas demais áreas, a previsão é de menores acumulados de chuvas.

Região Sul: a previsão é de chuvas maiores que 50 mm em todos os estados. Porém, pouca chuva está prevista para o extremo sul do Rio Grande do Sul.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024