Conab negocia 109,2 mil toneladas de arroz em leilões
Quase 100% da oferta foi vendida em Contratos de Opção de Venda, garantindo preços justos aos produtores
O mês de setembro deve ser marcado por chuvas próximas à média histórica em grande parte do Brasil, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgada nesta segunda-feira (25/8). As temperaturas, porém, devem ficar acima do esperado em várias regiões, com destaque para o sudoeste do Pará e a divisa entre Goiás e Minas Gerais, onde os termômetros podem registrar até 1,5 ºC acima da normalidade, variando entre 27 °C e 30 °C.
Na Região Norte, volumes de até 50 mm abaixo da média histórica são esperados em áreas de Roraima, centro-sul do Pará, Acre, Rondônia e pontos isolados do Amazonas. Por outro lado, o norte do Amazonas pode registrar acumulados acima de 160 mm, enquanto o extremo nordeste do Pará deve ter chuvas superiores a 100 mm.
No Nordeste, a previsão indica volumes próximos à média, exceto na faixa costeira do nordeste da Bahia, que deve registrar déficit de até 50 mm.
No Centro-Oeste e no Sudeste, a tendência é de chuvas dentro da normalidade, com exceções: setores do sudeste e sudoeste de São Paulo, extremo sul de Minas Gerais e sudeste do Mato Grosso do Sul podem ter acumulados até 50 mm acima da média, enquanto o oeste do Mato Grosso do Sul deve registrar volumes abaixo do esperado.
Já a Região Sul deve concentrar os maiores volumes. A previsão aponta chuvas acima da média em praticamente todos os estados, com destaque para áreas do Rio Grande do Sul que podem superar 200 mm em setembro.
As temperaturas médias devem ficar acima da climatologia no Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e em parte do Norte. No Nordeste, os valores variam entre 22 °C e 27,5 °C, mas áreas de Pernambuco e Bahia podem registrar mínimas entre 17 °C e 20 °C.
No Sudeste, os termômetros devem ficar acima de 15 °C, com valores mais altos no centro e oeste de Minas Gerais. Na Região Sul, os registros ficam próximos da média, exceto no Paraná, onde as anomalias positivas podem chegar a 0,6 °C.
No Centro-Oeste, a média deve superar 22,5 °C em praticamente todos os estados, com exceção do sul do Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas devem permanecer acima de 20 °C.
De acordo com o Inmet, o cenário climático terá efeitos distintos sobre as principais cadeias agrícolas do país.
O Inmet destaca que os produtores devem reforçar estratégias de manejo hídrico e práticas conservacionistas para reduzir riscos diante da combinação de temperaturas elevadas e distribuição irregular das chuvas em algumas regiões.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura