Com agentes retraídos, ritmo de negócios com café é lento
Liquidez segue baixa no mercado interno de café
Com o início da colheita nas regiões paulistas de Campinas e Porto Feliz e também em Marialva (PR), a oferta de uvas está em alta no mercado nacional. Para a niagara, variedade rústica que registrava baixa disponibilidade até o fim de novembro devido ao encerramento das safras de Pirapora (MG) e Jales (SP), a oferta aumentou e a qualidade da variedade é considerada boa.
Quanto às finas, parreirais do Vale do São Francisco (PE/BA) recuperaram a produtividade em meses anteriores. No entanto, com as exportações bastante aquecidas, o volume doméstico não havia crescido até novembro. Neste mês, porém, os embarques diminuíram, e a oferta de finas teve leve aumento na região.
A maior disponibilidade no atacado nacional também foi influenciada pela entrada da fruta do Paraná. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, apesar da intensificação das compras para atender à demanda para as festividades de fim de ano, a maior disponibilidade tem limitado os preços nas roças frente ao observado nos últimos meses.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura