Iniciativas da Bayer CropScience ressaltam o compromisso com o meio ambiente

01.06.2010 | 20:59 (UTC -3)

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, foi criado em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir a responsabilidade e o papel de cada país na preservação ambiental.

Quase 40 anos depois a Bayer CropScience comemora a data diariamente, com iniciativas que tem por finalidade auxiliar na sustentabilidade do planeta.

A empresa informa que investe em diferentes projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável da agricultura e que têm como foco o cuidado com o meio ambiente. Entre as iniciativas de responsabilidade socioambiental estão os projetos Biodiversidade, Mandalla, Nossa Água e o Águas.

O Biodiversidade foi criado em 2005 e é uma parceria da Bayer CropScience com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (LERF), da Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' (ESALQ/USP), a ONG Sociedade Humana Despertar e a Prefeitura Municipal de Sumaré. O principal objetivo é a promoção da biodiversidade da microbacia do Córrego Taquara Branca, no município de Sumaré (SP), por meio da restauração ambiental e paisagística e da capacitação de jovens para a realização de ações socioambientais. Desde a sua implementação, já foram plantadas cerca de 15 mil mudas de espécies nativas e frutíferas no local e houve restauração de 14 hectares.

O Mandalla tem como finalidade apoiar técnica e financeiramente pequenos agricultores em diversos Estados brasileiros, em parceria com a Agência Mandalla (uma ONG de João Pessoa/PB). Já o Projeto Águas, apoiado pela Bayer CropScience desde 2001, é um trabalho ambiental que incentiva a agricultura sustentável, oferecendo a produtores rurais informações importantes sobre a preservação e recuperação de áreas próximas a nascentes, córregos, rios, açudes e represas. O Projeto Mandalla já beneficiou mais de 1.500 pequenos agricultores em assentamentos rurais em Estados brasileiros como Paraíba e Minas Gerais.

O Nossa Água tem como objetivo conscientizar os associados da Integrada sobre a importância da preservação das matas ciliares e minas d'água existentes nas propriedades agrícolas. Desde o início do projeto, em 2005, a cooperativa já distribuiu mais de 700 mil mudas, ajudando 473 associados a preservar 444 hectares de mata ciliar no Paraná. Em 2009 foram distribuídas 123 mil mudas para 83 associados que, juntos, recuperaram 77 hectares de mata. Além disso, em parceria com o governo estadual, foram soltos aproximadamente 200 mil peixes nos rios locais. O Nossa Água teve como base o projeto Águas, criado e desenvolvido pela Bayer CropScience em 2001.

O projeto Águas é um trabalho ambiental desenvolvido em três diferentes regiões do País: Santa Cruz do Sul (RS), Iperó (SP) e Itaberaí (GO). São realizados trabalhos de orientação e conscientização dos produtores para que eles possam recuperar áreas degradadas, por meio do plantio de espécies nativas e frutíferas, e também conservar as áreas de preservação permanente, conforme consta da Legislação Ambiental brasileira. Com o Projeto Águas, a Bayer CropScience oferece subsídios para que o agricultor mantenha um relacionamento harmonioso com o ambiente e, assim, contribua para a tão desejada sustentabilidade da agricultura.

Protegendo Hoje o Amanhã

Além dos projetos voltados para a agricultura, a Bayer CropScience desenvolve o Protegendo Hoje o Amanhã, iniciativa da área de Saúde Ambiental da empresa que atua em três pilares: saúde e bem-estar; harmonia com a natureza; e pessoas e parcerias. O objetivo é aplicar no cotidiano pequenos gestos que façam a diferença para um futuro melhor, refletindo no comprometimento em benefício da sociedade.

No Brasil, já foram realizadas uma série de ações, como a adoção de papel de madeira de reflorestamento para os materiais publicitários, uso de etanol em toda sua frota, ações de conscientização dos colaboradores e uso do selo verde FSC nas embalagens de todos os produtos.

Estas iniciativas demonstram o comprometimento da Bayer CropScience com a preservação do meio ambiente. Atuando com base nos princípios do desenvolvimento econômico, social e ambiental, a empresa incentiva o crescimento da agricultura no País e reitera o compromisso com o setor produtivo brasileiro.

Fonte:

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025