​Impulsionada pelo agronegócio, SPRO IT Solutions cresce 60% em 2016

Consultoria focada em sistemas de gestão e soluções tecnológicas para o setor dobrou o número de colaboradores e espera repetir resultado em 2017

26.01.2017 | 21:59 (UTC -3)
Laura Espada

Especializada em estratégias de negócio e de tecnologia, a paranaense SPRO IT Solutions encerrou 2016 com faturamento 60% superior a 2015 e pretende crescer 30% em 2017. A empresa também dobrou o número de colaboradores e investiu fortemente em produtos no último ano. A consultoria possui três filiais e mais de 50 clientes, sendo 2/3 de sua receita vindos do agronegócio, segmento que, segundo previsão da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), deve fechar 2016 com um crescimento entre 2,5% e 3%, mantendo o avanço mesmo diante da crise econômica.

Além de atender cooperativas, cerealistas, produtores rurais e tradings, a consultoria oferece soluções para empresas de diversas áreas, como de transportes, alimentos, varejo, entre outros. “Os softwares de gestão vêm para consolidar informações e garantir segurança aos gestores que, cada vez mais, conseguem traduzir esses dados em melhorias para todo o processo, em tempo real”, afirma o presidente-executivo da SPRO, Almir Meinerz. No mercado há oito anos, com foco estratégico no agronegócio, a consultoria é certificada pela alemã SAP, líder no mercado mundial de softwares corporativos.

Agricultura digital na gestão do produtor rural

Focada na implantação de soluções de gestão pautadas na inovação, a consultoria desenvolve, ainda, produtos que complementam as especificidades do agronegócio. Para o produtor rural, por exemplo, a SPRO IT Solutions disponibiliza softwares para a gestão de sua propriedade, gerando dados históricos de todas as atividades da lavoura, como o que foi plantado e colhido nas safras anteriores, tipos de cultivares utilizados, informações sobre clima, uso de fertilizantes e outras atividades que ajudam no planejamento da safra e melhoraram a produtividade. “A solução contribui para que o produtor faça a gestão dos custos para chegar ao fim da safra e analisar se os resultados foram positivos ou não. Além da agricultura, a solução atende também a avicultura, suinocultura e piscicultura. Muitos desses controles hoje ainda são feitos em uma prancheta. Nosso objetivo é permitir que o produtor seja um gestor”, acrescenta o executivo.

Na prática

Entre as soluções implantadas pela SPRO para organizações do agronegócio está o HANA, da SAP, um banco de dados em memória que cruza informações em tempo real e separa dados utilizados frequentemente de outros pouco acessados. “Temos o caso de uma cooperativa paranaense que, com a utilização do HANA, constatou, em determinados processos, que o tempo de resposta do sistema ficou 56% mais rápido em comparação com a solução anterior. Em outros processos, estes ganhos foram ainda maiores. Em uma cooperativa com várias linhas de negócio, controlar todos esses procedimentos e ter no final uma informação confiável e consolidada é imprescindível”, explica Meinerz. De acordo com o executivo, com a demanda aquecida e o cenário favorável, os softwares de gestão têm sido uma alternativa para quem busca aprimorar processos e ampliar seus negócios, beneficiando não só os gestores como também produtores.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024