Improcrop lança produto à base de cobre

16.02.2012 | 21:59 (UTC -3)
Lálika Stadnik

Com o tempo, descobriu-se que o cobre presente na natureza é essencial para o crescimento e desenvolvimento normal dos vegetais. Classificado como microelemento, a sua falta pode causar a interrupção no ciclo de vida da planta, ou seja, ela se não se desenvolve. Dentre as suas principais funções, destaca-se a participação em processos fisiológicos, como fotossíntese, respiração, distribuição de carboidratos, redução de nitrogênio, metabolismo de proteínas e tem efeito direto na fertilização do grão de pólen. Quem explica essas informações é o Gerente do Departamento Técnico da Improcrop, Leonardo Porpino Alves.

Além desses benefícios nutricionais, o cobre tem uma grande participação em manejos fitossanitários. “Ao entrar em contato com o patógeno, os íons de Cobre têm acesso ao seu interior, e através de processos osmóticos, fazem com que ocorra um aumento da permeabilidade na membrana celular. Esse processo provoca um vazamento de sais presentes na célula, sendo assim, os íons de Cobre se acumulam, formando complexos com enzimas dos grupos sulfidrila, hidroxila ou carboxila, que são inativas levando a desordem generalizada do metabolismo”, explica Leonardo.

A Improcrop lança o CopperCrop. Resultado da tecnologia RESS (Rápido, Eficiente, Sistêmico e Seguro), confere ao produto qualidade no fornecimento de Cobre, o que promove melhor desempenho às plantas. O produto possui Cobre Bioativo, que é mais efetivo na proteção, ajuda a liberar e disponibilizar íons de Cobre além de auxiliar no Manejo Integrado de doenças.

O Cobre foi o primeiro composto químico utilizado para o controle de uma doença na planta. Isso ocorreu por acaso, quando os franceses Gayon e Millardet misturaram sulfato de cobre no cal hidratado, ainda no século 19. Esta mistura, conhecida como Calda Bordalesa, foi considerada na época, a solução para suprir a humanidade de alimentos, já que seu uso tornou-se padrão para o controle de doenças nas videiras, melão, batata, tomate entre outras hortaliças.

Divulgação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025