Implantação de Boas Práticas Agropecuárias mais próxima da Região Sul

07.12.2008 | 21:59 (UTC -3)

Aliar pesquisa e extensão, um dos objetivos do atual processo de reengenharia pelo qual passa a Embrapa Pecuária Sul que, junto às instituições parceiras, busca oportunizar, através da realização de dias de campo e workshops, a troca de conhecimentos que venham a beneficiar os atores da cadeia produtiva. Uma das atitudes foi a realização, entre os dias 02 e 04 de dezembro, da Atualização Técnica em Boas Práticas Agropecuárias – Bovinos de Corte.

A atividade visou a capacitação de pesquisadores da Unidade, bem como de técnicos das instituições ligadas ao projeto que consiste na implantação do Programa Boas Práticas Agropecuárias – Bovinos de Corte (BPA) em propriedades rurais da Região Sul. Durante os três dias de evento, realizado na sede da Unidade, em Bagé/RS, os profissionais receberam um treinamento que buscou formar agentes conscientizadores das práticas que integram o projeto, tais como normas e procedimentos que sustentam a implantação de processos de controle e qualidade, o que garantirá a produção de alimentos seguros, atendendo uma demanda de mercado e, principalmente, os anseios dos consumidores.

Como ponto de partida, conforme explicou a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, que atuará como Coordenadora da atividade na Região Sul, Cristina Genro, o BPA será implantado nas propriedades que compõem a Associação dos Produtores do Pampa Meridional – Apropampa e, ainda, a Associação dos Produtores da Região de Cima da Serra – Procima, parceiras nessa nova empreitada. Conforme ela, o projeto, nesta fase, não possibilita agregação de valores de maneira imediata, e sim a redução dos custos de produção por meio de um melhor controle de gestão, controle sanitário e de vendas, além de oportunizar aos empregados inúmeros benefícios, através de uma capacitação.

“O produtor precisa se preocupar com o bem-estar do animal desde o nascimento até sua chegada ao frigorífico e, após, ao prato do consumidor”, é o que afirma o Gerente Regional da Emater Carlos Requião. Em relação à aceitação das normativas propostas pelo programa, Requião esclarece que os cuidados já estão sendo adotados por muitos produtores, conscientes da importância da prática, e que o ponto crucial é um tratamento racional, a fim de possibilitar aos rebanhos o menor sofrimento possível, trazendo benefícios que irão refletir diretamente na produtividade.

Fonte: Embrapa - www.cppsul.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025