Comunidades do Acre inovam na produção de mudas de castanheira-da-amazônia
Miniestufas, simples e de baixo custo, facilitam o cultivo da espécie por pequenos produtores e auxiliam a regeneração florestal
Com foco na disponibilidade de entrega e proximidade com o cliente do agronegócio, a Imdepa passa a oferecer em seu portfólio as Esteiras Draper WCCO Raptor. Tecnologia patenteada, a Raptor Technology, agora sob a marca Continental, destaca-se no mercado pela excepcional durabilidade, fruto do design inovador e materiais de alta qualidade. Essa combinação oferece maior resistência contra rasgos e maior proteção contra perfurações, sendo a escolhida pelos principais fabricantes de colheitadeiras e outros equipamentos agrícolas que necessitam movimentação contínua e uniforme de materiais.
As lonas especiais das Esteiras Draper WCCO trazem benefícios significativos para o agronegócio, como resistência superior às tensões e à abrasividade, flexibilidade otimizada, resistência a condições climáticas extremas e menor estiramento ao longo do tempo. Um dos itens mais sujeitos ao desgaste e, por consequência, necessidade de reposição, as esteiras devem ser substituídas geralmente antes do início da safra e após o término, garantindo a produtividade.
Esse cuidado não elimina as inspeções regulares durante a colheita, buscando identificar desgastes prematuros e falhas inesperadas. “Há que se considerar o tipo de cultura, o número de hectares colhidos, as condições climáticas e a intensidade de uso”, afirma André Luz, gerente de produtos da Imdepa. Rachaduras ou fissuras na superfície, aparência ressecada da borracha, ruídos durante a operação e desgaste nas laterais, por exemplo, são indicativos de necessidade de substituição.
Luz destaca que o desgaste prematuro pode ocorrer devido a problemas como:
Para sanar essas questões, ele sugere a implementação de programa de manutenção preventiva rigoroso, treinamento de operadores para reconhecer sinais precoces de desgaste e realização de ajustes específicos para cada tipo de cultura, além do armazenamento adequado do equipamento durante períodos de inatividade, utilização apenas de peças e componentes originais ou recomendados, e monitoramento das condições operacionais e ajustes necessários.
Outro problema que pode acontecer são as quebras súbitas, que podem interferir na época de colheita. “É importante que se fique atento a uma série de causas comuns para as quebras”, afirma. São elas:
Outro aspecto fundamental é que a gestão faça check-lists operacionais, contendo os seguintes itens:
“Poder contar com as Esteiras Draper WCCO é uma tranquilidade na época de colheita; porém, é fundamental que se siga os cuidados listados acima para garantir a produtividade”, sintetiza Luz.
Mais informações em imdepa.com.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura