IMA aposta em capacitação de servidores

11.12.2008 | 21:59 (UTC -3)

Com a finalidade de aprimorar os trabalhos da defesa sanitária em Minas Gerais, envolvendo e comprometendo todos os servidores no trabalho de melhoria do serviço público, com ênfase na participação dos mesmos em um novo processo de gestão do estado, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) promoveu nos últimos cinco meses do ano a capacitação de 1.159 profissionais de seu quadro funcional. O aprimoramento dos servidores é uma das metas previstas no Projeto Estruturador Certifica Minas, gerenciado pelo órgão e que busca ampliar a presença da agropecuária mineira nos mercados nacional e internacional.

O estado reconhece que é necessário capacitar e profissionalizar o servidor para que desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da instituição em que atua.

A modernização do processo produtivo deixou de ser uma opção e passou a ser uma questão critica no alcance da qualidade dos serviços. A rapidez nas decisões, tão importante na atualidade, só é possível com a racionalização das atividades e com a ajuda das mais recentes tecnologias. A tecnologia é uma das chaves mais importantes para melhorar a eficiência.

Dessa maneira, os treinamentos abrangeram diversas áreas, como informática, rastreabilidade bovina, auditorias de café e cachaça, introdução à defesa sanitária animal e vegetal para servidores iniciantes, cadastro de viveiros e mudas, inspeção de produtos de origem animal, práticas administrativas financeiras e relações humanas.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, acredita que o aprimoramento das ações executadas pelo órgão está diretamente ligado ao investimento em capacitações. “Desde 2007 o Instituto está passando por uma reestruturação, com aquisição de novos equipamentos de informática e novas ferramentas que dão suporte aos nossos trabalhos. Mas para avançarmos realmente, precisamos proporcionar aos servidores oportunidades para que eles tenham plenas condições de lidar com essas novidades”.

O maior número de capacitações está relacionado ao Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro), 240 servidores foram treinados no segundo semestre. Recentemente implantado no IMA, o sistema permite que as atividades referentes ao cadastro de bovinos e bubalinos, a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA) e a atualização de vacinação do rebanho e cadastro de produtores sejam feitos por todas as unidades do IMA, eletronicamente. Os servidores passaram por treinamento para poder utilizá-lo da maneira adequada.

Para 2009 a expectativa é que sejam realizadas cerca de 750 capacitações em todas as áreas de atuação do órgão.

Fonte: Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) - (31) 3235-3504

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025