Iktos e Bayer celebram acordo para inteligência artificial em proteção de cultivos

A abordagem passa a ser utilizada na a identificação e otimização rápida e eficiente de moléculas bem-sucedidas e seguras

15.12.2023 | 09:04 (UTC -3)
Cultivar, com informações de Virginie Chevaller

A Iktos e a Bayer anunciaram acordo para expandir o uso de inteligência artificial (IA) na descoberta e desenvolvimento de novos produtos sustentáveis de proteção de cultivos.

Conforme as empresas, o software de design generativo Makya, da Iktos, será implantado por cientistas da Bayer para facilitar o projeto de novas moléculas de acordo com perfis pré-definidos e acelerar a otimização "hit-to-lead/lead", por meio da qual potenciais candidatos moleculares são otimizados e desenvolvidos em compostos de chumbo.

O Makya é baseado em modelos generativos de aprendizagem que projetam e otimizam, in-silico, novas moléculas que satisfazem múltiplos parâmetros, como eficácia, seletividade, segurança e sustentabilidade. A tecnologia traz insights e direções para o processo de descoberta molecular com base em tecnologia de geração de estrutura química orientada por dados. Também permite que os cientistas analisem bilhões de moléculas em um ambiente virtual, facilitando a exploração de novos e maiores espaços químicos.

Essa abordagem passa a ser utilizada para ajudar a resolver um desafio-chave na descoberta de proteção de cultivos: a identificação e otimização rápida e eficiente de moléculas bem-sucedidas e seguras. Nos termos divulgados pelas empresas, há um grande potencial para apoiar o objetivo de sustentabilidade da Bayer de reduzir o impacto ambiental da agricultura.

"Os agricultores do mundo precisam de soluções confiáveis e sustentáveis para superar os desafios atuais e futuros, incluindo as mudanças climáticas, a crescente resistência das pragas às soluções existentes e as crescentes expectativas da sociedade sobre os alimentos que comemos e a saúde do nosso planeta", disse Rachel Rama, chefe de pequenas moléculas da divisão de Crop Science da Bayer.

"A abordagem CropKey da Bayer para a inovação em proteção de cultivos é possível graças a tecnologias inovadoras baseadas em dados, como as disponibilizadas pela Iktos. Eles nos permitirão desbloquear uma nova maneira de proteger as culturas, a segurança alimentar e o meio ambiente e, ao fazê-lo, estabelecer uma nova referência no setor."

"Estamos entusiasmados e orgulhosos de unir forças com a Bayer, uma empresa líder global em ciências da vida e de ter cientistas da Bayer usando nosso software em seu design de ingrediente ativo de pequenas moléculas", disse Yann Gaston-Mathé, cofundador e CEO da Iktos.

"É nosso objetivo final facilitar nosso uso de tecnologia por cientistas de descoberta especializados, que têm profundo conhecimento e compreensão de seus programas de descoberta. Dessa forma, a promessa da IA de melhorar drasticamente a descoberta terá uma chance melhor de ser realizada e impactar o desenvolvimento de ingredientes ativos de pequenas moléculas."

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro