III Congresso Brasileiro de Tomate Industrial começa nesta quinta

24.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

Palestras, mesas-redondas, debates e mini-cursos integram programação do evento, que terá ainda a 3ª Feira de Produtos e Serviços, que reunirá empresas e entidades para troca de experiências e exposição de produtos.

A abertura do III Congresso Brasileiro de Tomate Industrial será realizada no dia 26 de novembro, às 19 horas, no Centro de Convenções de Goiânia. No evento também será inaugurada a 3ª Feira de Produtos e Serviços, que reunirá empresas, associações e entidades para a troca de experiências e exposição de produtos. A abertura do evento contará com a presença de autoridades do setor, como o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Leonardo Veloso.

No dia 26 de novembro, como programação do III Congresso Brasileiro de Tomate Industrial, serão realizados os minicursos Produção de Tomate Orgânico, com o Paulo Marçal Fernandes da UFG; Diagnóstico e Controle das Bacterioses Foliares do Tomateiro, com Alice Maria Quezado, da Embrapa Hortaliças e Abadia dos Reis, da PUC Goiás, além do minicurso Redação Científica com Paulo Eduardo Melo, também da Embrapa Hortaliças.

27 de Novembro

No segundo dia do III Congresso Brasileiro de Tomate Industrial, sexta-feira, às 8h30, a programação segue com a palestra Tendências Mundiais do Processamento de Tomate, ministrada pela secretária geral do WPTC – Conselho Mundial dos Processadores de Tomate, Sophie Colvine. Os principais países produtores de tomate para industrialização, crescimento da produtividade e possíveis cenários para os próximos anos serão assuntos discutidos durante a palestra.

Na sequência, às 11 horas, a mesa-redonda Por que o tomate industrial tem sucesso no Estado de Goiás? será composta pelos produtores rurais, Iron de Lima Rodrigues e Gelson Goulart, pelo gestor e técnico da área agrícola, Carmo Spies e será intermediada pelo gerente de vendas Leonardo Fontes. Serão debatidos tópicos que envolvem o histórico da produção de tomates no Estado de Goiás, aspectos técnicos, clima, estrutura, incentivos fiscais e viabilidade das produções. Os integrantes da mesa-redonda também esclarecerão sobre a consolidação das plantações de tomate e os desafios dessa cultura.

A segunda mesa-redonda do dia 27 de novembro será sobre o tema BRIX do Tomate – Desvendando os seus segredos, com os engenheiros agrônomos Durval Dourado Netto e Weber Moreira, o geneticista Leonardo Boiteux e o mediador da mesa, Paulo César Tavares. Como novidade do setor, Leonardo Boiteux fará uma exposição sobre os avanços obtidos no melhoramento genético e no manejo cultural, com o objetivo de aumentar o teor de Brix nas variedades de tomate e na matéria-prima recebida pelas indústrias.

A última atividade da programação do segundo dia do evento será uma palestra sobre os Avanços no Melhoramento Genético do Tomateiro para Resistência a Pragas que será ministrada pelo Professor da Universidade Nacional da Colômbia, Franco Alírio.

28 de Novembro

Apresentações de trabalhos científicos, das 15h30 às 16h30, integram a programação do último dia do III Congresso Brasileiro de Tomate Industrial. Além dos pôsteres, serão ministradas as palestras Requeima no Tomateiro, às 9 horas, com o expositor Eduardo Mizubuti e Tecnologia da Aplicação de Defensivos, às 10 horas com o professor Abi-Saab.

Já às 14h30, será realizada a palestra Projeto de Agricultura Compromissada em Sustentabilidade com o engenheiro agrônomo, Henry Sako. O principal objetivo dessa palestra será transferir conceitos de produção que contribua para o desenvolvimento sustentável da tomaticultura industrial. Para isso, será apresentado um sistema de produção que seja menos agressivo ao meio ambiente e que aumente a rentabilidade econômica no campo.

As perspectivas do Agronegócio no Brasil será o tema da palestra de encerramento, às 16h30. Paralelo ao III Congresso Brasileiro de Tomate Industrial será realizado o Seminário Nacional de Tomate de Mesa com as palestras: Produção de Tomate Orgânico do Produtor para o Produtor, com o produtor de tomate orgânico Fernando Ataliba, e Mercados Diferenciados de Tomate, ministrada pelo empresário Cyro Cury.

Fonte: Oficina de Comunicação – (62) 3954-4871 / 3225-4899

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025