IEA promove palestra sobre soja, sustentabilidade e preservação no bioma amazônia

22.06.2011 | 20:59 (UTC -3)

O "Programa "Soja Plus" e o "Pacto da moratória da soja" serão temas de palestra do coordenador ambiental da Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), Bernardo Pires, no dia 28 de junho, às 14 horas, no Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Soja Plus é um programa de desenvolvimento sustentável que tem o objetivo de promover e fomentar a gestão econômica, social e ambiental nas propriedades rurais e nos outros elos da cadeia de produção, de maneira a garantir a melhoria contínua dos processos produtivos, bem como a transformação e a comercialização da soja. Já o "Pacto da moratória da soja" visa conciliar o desenvolvimento econômico e a preservação socioambiental no Bioma Amazônia.

O palestrante vai apresentar o cronograma de atividades em 2011 do Programa Soja Plus, que abrange realização de seminário, formalização de convênios e parcerias, produção e distribuição de material técnico de apoio e ferramentas de gestão, cursos de formação de agentes multiplicadores (técnicos e estudantes), cursos de capacitação de produtores e trabalhadores, dias de campo, acompanhamento de indicadores de desempenho no âmbito das propriedades e encontro anual dos participantes.

Bernardo vai mostrar ainda que o Pacto Moratória da Soja prevê compromisso de não comercializar soja de áreas desmatadas no Bioma Amazônia. Teve início em julho de 2006 e foi renovado em julho de 2010. Entre as atividades, constam trabalho conjunto entre governo, setor privado e sociedade civil com vistas à sustentabilidade e difusão das melhores práticas agrícolas e capacitação do produtor; conscientização dos sojicultores quanto ao cumprimento das legislações ambiental e social; e distribuição de 15 mil cartilhas e informativos em dias de campo.

A Moratória da Soja está perto de concluir um novo monitoramento (julho de 2011). A iniciativa ganhou importante aprimoramento metodológico, com nova ferramenta desenvolvida pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). "Os resultados até agora mostram a pequena participação da soja (0,25%) nos desmatamentos do Bioma Amazônia após julho de 2006", afirma Bernardo.

A palestra será realizada no auditório do IEA/APTA/SAA - Av. Miguel Stéfano, 3900 - Água Funda - São Paulo - Capital. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5067-0456 ou pelo e-mail

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025