Emater/RS-Ascar entrega insumos para Kaigangs em Santa Maria/RS
O município de Ibarama, na Região Centro-Serra do Rio Grande do Sul, vai sediar o 1º Seminário da Agrobiodiversidade Crioula no dia 10 de agosto de 2012, numa promoção conjunta da Associação dos Guardiães das Sementes Crioulas, Embrapa, Capa, ConFIE, Ufpel, UFSM, Prefeitura e Emater/RS-Ascar. Paralelamente ao evento, ocorrerá também o 11º Dia da Troca das Sementes Crioulas, um encontro de agricultores que preservam sementes crioulas no município. Como resultado dessa movimentação em torno das sementes, Ibarama também sedia anualmente a Festa Estadual do Milho Crioulo.
Os preparativos para os dois eventos – previstos para acontecerem no Salão Paroquial de Ibarama – iniciaram já em fevereiro deste ano, envolvendo técnicos, pesquisadores, professores, estudantes e lideranças políticas das instituições organizadoras.
O Seminário da Agrobiodiversidade Crioula e o Dia da Troca serão antecedidos de mapeamento dos municípios que possuem guardiães de sementes crioulas e de seminário para a elaboração de carta em defesa da agrobiodiversidade, documento que será lido na abertura do evento. O seminário preparatório ocorrerá em Pelotas, na Embrapa Clima temperado, nos dias 27 e 28 de junho, reunindo agricultores envolvidos na preservação das sementes no Rio Grande do Sul.
Para um dos organizadores, o engenheiro agrônomo Luiz Rogério Boemeke, da equipe técnica do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), de Santa Cruz do Sul, a conservação da agrobiodiversidade necessita ir além da proteção dos guardiães. “O trabalho de resgate e disseminação de sementes crioulas baseadas na ação dos guardiães de sementes deve ganhar políticas públicas de Estado, e não de grupos políticos, e ainda legislação adequada”, afirma o técnico.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura