Iapar realiza tarde de campo no Oeste do Paraná

29.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Lucas Araújo

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) realiza nesta quarta-feira (31), tarde de campo na Estação Experimental de Santa Tereza do Oeste, a 20km de Cascavel. Serão mostrados durante o evento cultivares do instituto de trigo, triticale, aveia e centeio e ainda técnicas de manejo de forrageiras.

Segundo o pesquisador Elir de Oliveira a expectativa é receber em torno de 150 pessoas entre técnicos, agricultores e estudantes, que vão conhecer um pouco mais sobre manejo e adubação de pastagens e forrageiras, como aveia IAPAR 61 e IPR 126 e azevém. Ainda de acordo com Elir, o evento quer trazer aos agricultores novas tecnologias e variedades para a sustentabilidade na produção de leite e de carne. “Tradicionalmente os produtores, de todo o estado, plantam aveia preta comum. Nossa ideia é mostrar a variedade do Iapar que é de ciclo longo. Ela possibilita 50 dias de pastejo a mais que a maioria dos materiais plantados, o que faz uma diferença muito grande no final das contas”, reforça o pesquisador.

Conforme ele os agricultores que tem adotado esse sistema tem aumentado de 4 a 6 litros de leite por vaca em lactação por dia, devido a maior oferta de materia seca no fim do inverno e inicio da primavera. “Nossas variedades são de alta qualidade com teor de proteina na casa de 25%”, acrescenta.

Elir afirma que um trabalho de pesquisa do Iapar em parceria com Cooperativa Coopavel trouxe uma resultado expressivo com novilhas Purunã, raça desenvolvida pelo instituto. “Os animais tiveram um ganho de peso médio de 1 a 1,2 kg, por dia, em pastagens de inverno com as aveias de ciclo longo consorciada com azevém”, salienta o pesquisador.

Ele destaca outro benefício do uso das cultivares do Iapar. “Permite ao agricultor investir com segurança em adubação porque tem um período vegetativo longo, o que pode trazer o retorno do capital do investido”. Também será demonstrado durante a tarde de campo cultivares de aveia graníferas para produção de silagem grão úmido, com e sem inoculante.

Tarde de Campo de Inverno

31/08/2011

Estação Experimental do Iapar em Santa Tereza do Oeste (Rodovia PRT-163, Km 188, s/n)

13h30

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025