Iapar leiloa 450 animais neste sábado (19) em Ponta Grossa

16.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) levará 450 animais para venda em leilão promovido pela Sociedade Rural dos Campos Gerais. O evento está programado para sábado (19), a partir das 14 horas, no recinto de leilões do Centro Agropecuário Municipal de Ponta Grossa. Os lotes são formados por vacas, novilhas, bezerros e bezerras das raças Caracu, Canchim, Angus e Charolês. "São exemplares de alto potencial genético comercializados a preço de mercado, que o pecuarista pode utilizar para engorda, abate e até para reprodução", explica o pesquisador José Luiz Moletta.

 

Do total de animais levados a leilão pelo Iapar, cerca de 250 são Purunã. Essa raça, formada pelos grupos Charolês (41%), Angus (25%), Caracu (25%) e Zebu (9%), reúne características de precocidade, rusticidade, fertilidade, rápido ganho de peso e qualidade de carne.

 

Purunã – O Iapar iniciou as pesquisas para desenvolvimento do Purunã no início da década de 80, visando oferecer aos pecuaristas um animal capaz de produzir carcaças de elevado padrão, com baixo custo e que ficassem prontos para abate em pouco tempo. Para alcançar esses objetivos, os pesquisadores partiram de cruzamentos sucessivos e controlados, envolvendo animais puros das raças Aberdeen Angus, Canchim, Caracu e Charolês.

 

Hoje, decorridos mais de 30 anos de trabalho, a raça Purunã está em processo de registro no Ministério da Agricultura. Segundo Moletta, o composto alia as características economicamente mais relevantes de cada grupo formador. “Alia a rusticidade, tolerância ao calor e resistência aos carrapatos do Caracu e do Canchim; a carcaça com alta qualidade de marmoreio, cobertura de gordura e elevada porcentagem de carnes nobres do Aberdeen Angus e, ainda, a alta velocidade de ganho de peso do Charolês”, explica. O nome Purunã é uma homenagem à serra que delimita os Campos Gerais, tradicional região agropecuária paranaense.

 

Serviço:

Evento: Leilão da Sociedade Rural dos Campos Gerais

Data: sábado, 19 de março

Local: Recinto de leilões do Centro Agropecuário Municipal de Ponta Grossa – Rua Margarida, 1050, Bairro Santa Terezinha, Ponta Grossa-PR.

 

Edmilson Gonçales Liberal

Assessoria de Imprensa

(43) 3376-2465

liberal@iapar.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025