Raça Devon marca presença na 9ª Expo André da Rocha, no Rio Grande do Sul
O Workshop Internacional de Mudanças Climáticas, que será realizado nos dias 13 e 14 de outubro de 2011, a partir das 9h, na Sede do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, trará apresentação de propostas e soluções relacionadas às mudanças climáticas que afetam as atividades agrícolas. O evento reunirá conhecimentos do IAC, de outras instituições paulistas e unidades da Itália. O Workshop é realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (FUNDAG) em parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e o Ministero Dell’Ambiente e Della Tutela Del Territorio e Del Mare, da Itália, e Fórum das Américas.
A preocupação central é com o impacto que essas mudanças podem causar na produção agrícola, além do bem-estar da população. “Dentre os diversos setores afetados por possíveis alterações climáticas, a agricultura e os recursos hídricos são os mais vulneráveis. O Workshop tem origem nessa premissa e procura capacitar ou trazer novas perspectivas para os diversos profissionais da área”, afirma Orivaldo Brunini, pesquisador do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Serão abordados temas de aperfeiçoamento sobre o impacto das mudanças climáticas na aptidão de culturas, desenvolvimento de pragas e doenças, agricultura de baixo carbono, uso eficiente de água na agricultura, reuso de água e preservação e gestão de água em regiões metropolitanas.
O tema “Eventos climáticos extremos relacionados ao cenário das alterações climáticas” será abordado pelo pesquisador do IAC, Gabriel Blain. A palestra “Cenários de mudanças climáticas e adaptações no zoneamento” será ministrada pelo pesquisador do IAC, Orivaldo Brunini. Também do Instituto, o pesquisador Sérgio Augusto Morais Carbonell falará sobre “Processo de melhoramento de plantas para lidar com um cenário de mudança climática e escassez de água para biocombustíveis e culturas alimentares”. O pesquisador Marcelo Bento Paes de Camargo será um dos moderadores durante o debate no dia 13. Veja a programação completa no http://www.iac.sp.gov.br/wimc/wimcprog.htm .
Além de especialistas do IAC e da Itália, estarão presentes profissionais do Instituto de Economia Agrícola (IEA), que assim como o IAC é vinculado à APTA, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo e Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE).
As incertezas causadas pelas mudanças climáticas motivaram a geração de novas tecnologias e o aperfeiçoamento da gestão de recursos naturais. A ideia é que o desenvolvimento da agricultura e a exploração dos recursos hídricos sejam realizados de forma consciente e sustentável. “O tema se tornou um dos preferidos entre a comunidade científica mundial, o que indica a necessidade de esforços contínuos voltados à mitigação dos impactos do aquecimento global junto ao agronegócio”, diz Brunini, que também é presidente da FUNDAG.
Ele explica que os efeitos dos cenários climáticos são distintos nas diversas bacias hidrográficas e que o Estado de São Paulo, apesar de importante polo de geração de tecnologia, não está livre dos efeitos causados por essas adversidades. “Como a resposta andrógena é muito distinta, estabeleceu-se uma sequência de seminários e workshops que visam dar suporte às políticas públicas de estudo de mudanças climáticas”, completa o pesquisador.
O Workshop Internacional de Mudanças Climáticas contará também com quatro seminários, que serão realizados nos dias 17 e 24 de novembro de 2011 e 1º e 08 de dezembro deste ano, junto a diversos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo.
O tema abordado será o mesmo: o impacto das mudanças climáticas sobre as atividades agrícolas. “Pretende-se mostrar à sociedade o que o Governo do Estado e as diversas agências de São Paulo têm feito para mitigar o efeito das alterações climáticas e apresentar experiências e ações desenvolvidas por outros países, em especial a Itália”, explica Brunini.
O evento é direcionado a um público bem abrangente, envolvendo desde pesquisadores, até estudantes e interessados nos efeitos das mudanças climáticas.
Workshop Internacional de Mudanças Climáticas
13 e 14 de outubro de 2011 – a partir das 9h.
Instituto Agronômico (IAC), de Campinas – Av. Barão de Itapura, nº 1481.
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura