Evolução da mecanização da colheita da uva
A mecanização na produção de uva no Brasil cresce a cada safra. Uma das etapas que têm muito para mecanizar é a colheita, que ainda caminha a passos lentos.
A companhia Sumitomo Chemical, uma das patrocinadoras da II Feira Nacional do Amendoim, anuncia durante o evento digital que obteve registro oficial para seu herbicida ZethaMaxx na cultura do amendoim. Lançado há quatro anos no Brasil, o produto foi o que mais cresceu em área tratada, no segmento pré-emergentes, no ciclo 2019-20, segundo a consultoria Spark Inteligência Estratégica. Conforme a Spark, o herbicida da Sumitomo Chemical superou 1 milhão de hectares de soja tratados na última safra.
De acordo com o engenheiro agrônomo Murilo Borges, gerente de herbicidas da Sumitomo Chemical, ZethaMaxx trará enorme contribuição fitossanitária à cadeia produtiva do amendoim, pois existem poucos herbicidas registrados no País para controle de invasoras da leguminosa. Em contrapartida, segundo dados da Conab, a cultura quase triplicou de tamanho no estado de São Paulo, o principal produtor, com cerca de 90% da área nacional, saltando de 52 mil hectares plantados, no período 2009-10, para perto de 140 mil hectares no ciclo 2019-20.
“Amendoim faz parte dos cultivos que mais crescem em área no Brasil. A crescente adoção do manejo de renovação de canaviais, rotacionado ao amendoim, deverá impulsionar ainda mais o mercado da leguminosa, daí a importância de ampliar a oferta de tecnologias de ponta para controle de invasoras, doenças e pragas”, destaca Murilo Borges.
Borges esclarece ainda que o herbicida ZethaMaxx transfere amplo espectro de controle aos produtores de amendoim. Segundo ele, o herbicida age sobre mais de uma dezena de daninhas, monocotiledôneas e dicotiledôneas, que concorrem com a leguminosa.
“Pesquisas feitas na etapa anterior ao registro mostraram que ZethaMaxx ajuda ao amendoim a ‘fechar no limpo’, sem a mato competição que prejudica a produtividade. Além disso, o controle efetivo proporcionado pelo produto favorece a ‘colheita no limpo’, um dos desafios do produtor para evitar perdas qualitativas e quantitativas. O herbicida é seletivo à cultura em pré-emergência, portanto não interfere no vigor das plantas”, explica Borges. “O produto resgata a tranquilidade do agricultor no tocante ao manejo de daninhas”.
A Sumitomo Chemical destaca também na Feira Nacional do Amendoim sua plataforma de soluções para cultura, composta pelos inseticidas Adage, Platinum Neo, Dipel e Xentari. Adage é específico para tratamento de sementes da leguminosa, enquanto Platinum Neo controla com eficácia à lagarta-de-pescoço-vermelho e à tripes. Já os inseticidas de matriz biológica Dipel e Xentari compõem o manejo da lagarta-do-pescoço-vermelho e lagarta-marrom (Spodopteras), respectivamente. A Sumitomo Chemical apresenta ainda os fungicidas Troia® e Echo®, aplicados no controle das doenças cercosporiose e mancha castanha.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura