​Helm aposta em modelo de fortalecimento de parcerias com os clientes de produtos para crescimento no Brasil

Stephan Schnabel, que detém 40% da empresa, visitou o País para detalhar investimentos, previsões e lançamento de fungicida

28.03.2017 | 20:59 (UTC -3)
Lygia Conde

A Helm, empresa alemã com mais de 110 anos de história, está presente no Brasil desde 1981 e considera o País uma peça-chave para os negócios globais da companhia. Em 2016, obteve faturamento de R$ 450 milhões no Brasil, um crescimento de mais de 600% em comparação a 2009. “Para 2017, a previsão é faturar 20% a mais, chegando a R$ 550 milhões”, afirma Stephan Schnabel, membro do Board, dono de 40% da empresa e responsável mundial pela unidade de negócios Crop Protection. O executivo esteve no Brasil nos últimos dias para fortalecer o modelo de parceria através de inovações de produtos com o lançamento do fungicida multisitio PREVINIL e modelo de comprometimento e fortalecimento da parceria junto aos clientes. Ele foi acompanhado por Thomas Britze, diretor presidente da Helm no Brasil.

A Helm conta com uma rede de 25 pesquisadores de instituições reconhecidas no Brasil. A previsão de investimentos em P&D no Brasil, em 2017, é de cerca de R$ 8 milhões, com a realização de cerca de 250 testes, necessários para a busca de registros e início da produção. Entre o desenvolvimento da ideia de um produto até lançamento, são aproximadamente 10 anos. Também estão sendo desenvolvidas novas formulações diferenciadas no Brasil com parcerias internacionais para desenvolver produtos inovadores nos importantes segmentos para a melhoria da produção agrícola. A companhia pretende lançar de dois a três produtos por ano nos próximos cinco anos. A expectativa é ter um pipeline que represente R$ 500 milhões até 2020.

No Brasil, a Helm atua com importação há mais de 30 anos e, desde 2004, comercializa defensivos agrícolas com marcas próprias. Atualmente, existem 15 produtos com marca e registro da Helm, entre fungicidas, herbicidas, inseticidas e adjuvantes. A visita de Stephan Schnabel coincide com o lançamento de Previnil, fungicida multisitio para controle das culturas da soja, algodão, batata, amendoim, entre outras, que não apresenta risco de causar resistência, pois age diretamente em vários pontos do fungo, o que é um diferencial do mercado.

O Brasil é o maior mercado de defensivos agrícolas do mundo, é de US$ 9,5 bilhões e engloba em torno de 490 mil agricultores. A Helm está presente em todas as regiões produtoras do País. Além do foco na qualidade dos produtos e no relacionamento próximo aos clientes, ser uma empresa familiar permite atender o consumidor com mais rapidez e menos burocracia. “Por ter esta cultura, a equipe age como uma grande família, com confiança, transparência e simplicidade e passa esta postura no relacionamento com seus parceiros de negócios”, complementa Thomas Britze, diretor presidente da Helm no Brasil. É desta forma que a Helm planeja chegar a R$ 1 bilhão em faturamento no Brasil em 2020, gerando crescimento a partir de seus clientes atuais.

Fundada na Alemanha em 1900, a Helm é especializada em produtos químicos, fertilizantes, defensivos agrícolas, nutrição humana e animal, além de matéria-prima e produtos acabados para indústria farmacêutica. A companhia está entre os cinco maiores distribuidores químicos do mundo e é a maior empresa familiar neste segmento. Presente em mais de 30 países, obteve faturamento mundial de 8,5 bilhões de euros em 2015.

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