Feirão de Touro na Agrotins apresentará mais de 100 animais com alto padrão genético
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) realizará, entre os dias 3 e 10 de maio, no Parque de Exposição Fernando Costa, na cidade Uberaba (MG), a 79ª Expozebu, que foca a importância das raças zebuínas para as cadeias produtivas da carne e do leite no Brasil.
O Grupo Guabi, um dos maiores produtores de rações e suplementos do país, participará mais uma vez do evento e apresentará aos criadores e visitantes suas linhas de produtos desenvolvidas para atender às exigências alimentares de bovinos de corte e leite. Com o objetivo de incrementar a produção, algumas rações foram enriquecidas com o aditivo virginiamicina, que possibilita maior eficiência alimentar, incremento no ganho de peso diário e aumento na produção de leite de bovinos manejados em regime de pasto ou confinamento.
A virginiamicina atua na seleção de bactérias ruminais, tornando o metabolismo mais eficiente. O processo de digestão é beneficiado com menores perdas no processo de fermentação por possibilitar maior síntese de ácido propiônico, menor produção dos ácidos acético e lático e, principalmente, metano. “A perda da eficiência alimentar de bovinos se deve principalmente à elevada produção de metano. A partir do momento que o processo de fermentação ruminal é alterado, com redução da síntese de metano, há uma quantidade maior de energia disponível para ganho de peso ou produção de leite”, explica José Leonardo Ribeiro, zootecnista e gerente de produtos ruminantes do Grupo Guabi.
A ração Gadotec Elite (indicada aos bovinos a partir do desmame) é formulada com 20% de proteína bruta, alta energia, confeccionada nas formas peletizada ou farelada. A qualidade da proteína, o elevado teor de energia e a presença do cromo orgânico são essencias para novilhos manejados em regime de confinamento, cujo objetivo é a obtenção de elevado ganho de peso diário. Para reduzir riscos de acidose, distúrbios subseqüentes e a laminite, a ração Gadotec Elite foi desenvolvida com o aditivo virginiamicina. O ambiente ruminal saudável (pH mais estabilizado) resulta em melhor aproveitamento da energia, o que resulta em maior ganho de peso.
A linha Supripasto do Grupo Guabi – Supripasto 18 VM e Supripasto 28 VM também apresentam em sua composição o aditivo virginiamicina.
“A suplementação deve ser vista como um investimento. A forragem, mesmo no período das águas, apresenta algumas limitações nutricionais. Quando corrigidas resultam em aumento do ganho de peso (mérito individual) e da produtividade (mais @/ hectare/ ano). O período de engorda de um animal que recebe alimento concentrado, rico em proteína, energia e aditivos melhoradores de desempenho, é bem inferior em comparação com aquele suplementado somente com mineral linha branca (período das águas) ou proteinado (período seco). O maior investimento é compensado também pela redução da idade de abate, mais conhecido como ganho indireto. O animal atinge o peso desejado e pode ser comercializado mais cedo. Ou seja, disponibilizará espaço para outro bovino, que iniciará o processo de recria ou engorda”, esclarece José Leonardo.
O Supripasto 18 VM é uma ração peletizada com 18% de proteína bruta (PB), macro e microelementos minerais. O grande destaque é o tamanho do pellet (aproximadamente 3 cm de comprimento e 1,6 cm de diâmetro), que facilita a ingestão e elimina as perdas no campo. Este produto foi desenvolvido para suplementação de bovinos de corte manejados em regime de pasto na fase de engorda/terminação. Seu uso é indicado durante o verão, primavera e outono. A quantidade fornecida dependerá da oferta e valor nutritivo da forragem, sendo recomendado: 1,0% do peso vivo (PV) na primavera, 0,7% do PV no outono e 0,5% do PV no verão.
Para o período seco, cuja forragem apresenta menor valor nutricional, é indicado o Supripasto 28 VM, o qual difere do Supripasto 18 VM, no teor de proteína (28% de PB). A quantidade oferecida irá variar de 0,5% a 0,7% do PV e dependerá também da oferta e do valor nutritivo da forragem ofertada ao animal. Para incrementar o ganho de peso de bovinos manejados em regime de semi confinamento, os dois produtos receberam a adição da virginiamicina.
Vacas de alta produção de leite se destacam devido à grande capacidade de ingestão de alimento. Em se tratando de animais de altíssima produção, o desafio é propiciar uma condição ideal para que o animal consiga ingerir dietas ricas em alimentos concentrados. O aditivo virginiamicina promove maior estabilidade do pH ruminal sem comprometer a ingestão de alimento. O resultado é o aumento da produção de leite.
Com o objetivo de atender às exigências nutricionais de vacas leiteiras especializadas, de alta produção, foi desenvolvida a ração multipartícula Lactage 22 Torneio, formulada com 22% de PB, alta energia, minerais e vitaminas A, D e E. Em adição apresenta em sua composição o probiótico Saccharomyces cerevisiae, bicarbonato de sódio, biotina e virginiamicina.
Com 38 anos no mercado, o Grupo Guabi é hoje um dos maiores produtores de rações e suplementos do país e conta com oito unidades fabris localizadas em Campinas (SP), Bastos (SP), Sales Oliveira (SP), Pará de Minas (MG), Anápolis (GO), Além Paraíba (MG), Goiana (PE) e São Gonçalo do Amarante (CE).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura