Grupo ZF está entre os dez maiores proponentes de patentes da Alemanha

17.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Com 594 propostas de patente publicadas em 2008, o Grupo ZF posiciona-se mais uma vez entre os 10 maiores proponentes de patentes da Alemanha.

A empresa também está em primeiro lugar na classificação de fabricantes de transmissões e registrou mais de 100 propostas originais de patentes para a recém-desenvolvida transmissão automática de 8 marchas.

Nenhum outro setor registrou tantas propostas de patente com o Instituto Europeu de Patentes (European Patent Office - EPO) como a engenharia e a mecânica de veículos. O campo de engenharia elétrica e fabricantes de transmissão veio a seguir. De acordo com uma pesquisa realizada pela Câmara de Comércio de Hamburgo, publicada pela revista "Impulse", aproximadamente um terço de todas as patentes de transmissões entre março de 2008 e fevereiro de 2009 vieram da Alemanha, um quarto delas da ZF.

Em comparação com os veículos que são equipados com a transmissão automática de 5 marchas, ainda hoje a mais comum, os carros que incorporam a nova transmissão de oito velocidades consomem 14% menos combustível. O componente também melhora o desempenho, pois tem melhor densidade de força e transmite mais torque de entrada com o mesmo peso e espaço de instalação. "O desenvolvimento desta nova transmissão automática para veículos de passageiros não foi baseado no número de engrenagens, mas na economia de combustível e na redução de emissões,” afirma o Dr. Michael Paul, vice-presidente executivo de Tecnologia da ZF.

A ZF é um nome bastante conhecido no Instituto Europeu de Patentes da Alemanha, em Munique. Cerca de 5.100 funcionários trabalham com pesquisa e desenvolvimento nas operações da empresa em todo o mundo. Com suas invenções e as conseqüentes propostas de patente, a ZF assume a posição de liderança no cenário de inovações alemãs e ocupa mais uma vez na nona posição na lista dos maiores proponentes de patentes da Alemanha. O grupo investe anualmente mais de cinco por cento de suas vendas em P&D. No ano passado, este montante atingiu 697 milhões de Euros, de um total de 12,5 bilhões de Euros.

O Grupo ZF é um dos líderes mundiais no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis para o setor automotivo. Com cerca de 64 mil colaboradores e 119 operações em 25 países, o grupo registrou vendas de 12,6 bilhões de euros em 2008. Na América do Sul, faturou R$ 1,8 bilhão em 2008 e possui unidades em Sorocaba (SP), São Bernardo do Campo (SP), Araraquara (SP), Belo Horizonte (MG) e San Francisco (Argentina). Fabrica transmissões para veículos comerciais, sistemas de direção, sistemas de embreagens, amortecedores e componentes de chassis para veículos comerciais e de passeio, além de eixos e transmissões para máquinas agrícolas e reversores marítimos.

Fonte: Secco Consultoria de Comunicação - 11 5641-7407

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025