Andef apoia encontro de hortifruticultores do cinturão verde de São Paulo
O Grupo ZF firmou recentemente novos contratos de fornecimento de seus produtos para empresas do segmento agrícola. “Nossos eixos dianteiros serão utilizados em tratores da sul-coreana LS Mtron, e das brasileiras Bramont (parceira da indiana Mahindra) e Montana (parceira da também indiana Sonalika e da italiana Landini). As marcas estrangeiras são líderes em seus países de origem, e pretendem montar suas fábricas e iniciar suas operações no Brasil ainda neste ano”, diz Stefan Prebeck, diretor de Sistemas de Eixos e Transmissões Fora de Estrada da ZF. Os produtos serão fornecidos a partir do segundo trimestre de 2013, e sairão da linha de montagem da fábrica de Sorocaba/SP. “Serão eixos dianteiros tracionados para tratores de até 100 hp, consideradas máquinas leves, voltadas para a agricultura familiar”, explica Prebeck.
Em fase final de validação da nova família de Eixos TSA, o Grupo AGCO, que controla no Brasil as marcas Massey Ferguson, Valtra e Challenge, irá utilizar este novo eixo em seus tratores, que traz um conjunto de vedações desenvolvido para trabalhos severos, inclusive em campos alagados. A performance de esterçamento do eixo é alta, atingindo até 58º, e permite ao trator atingir uma velocidade de 40 km/h sem danos ao eixo dianteiro. O TSA foi desenvolvido para suportar o uso de pás carregadeiras e similares, e oferece maior facilidade de manutenção, pois suas peças são simples para montar e desmontar. Cliente desde 1984, o Grupo AGCO aplica os eixos dianteiros e transmissões ZF em seus tratores e colheitadeiras de grãos.
“A vinda de novos clientes para a ZF é fruto dos nossos incansáveis investimentos em tecnologia e inovação. Sempre estamos em busca de um produto que inove e surpreenda o mercado”, comenta Prebeck. O executivo prevê expectativas positivas para o mercado agrícola brasileiro em 2013. “Dados da Conab indicam que a próxima safra brasileira de grãos deverá crescer 10%, atingindo 180 milhões de toneladas. Além disso, houve aumento de área plantada no País, com ‘novas fronteiras agrícolas’ em Estados como Pará e Tocantins. Tudo isso traz novas e boas perspectivas para a linha de eixos e transmissões ZF, além de montadoras globais como a LS Mtron, Mahindra, Sonalika e Landini. E também fideliza clientes tradicionais como a AGCO, John Deere, CNH e Agrale”, fala o diretor de Sistemas de Eixos e Transmissões Fora de Estrada.
O Grupo ZF irá expor seu portfólio de eixos e transmissões agrícolas na Agrishow 2013, a 20ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola, que ocorrerá de 29 de abril a 03 de maio em Ribeirão Preto/SP.
Além do Eixo TSA desenvolvido para aplicações em trabalhos severos, a ZF apresentará a transmissão 5WG98 para pulverizados, o eixo dianteiro AS-3065 com bitola larga para tratores, além das transmissões sincronizadas T-600 para tratores com potências entre 120 cv e 180 cv. O Transaxle T-557, que incorpora transmissão e eixo traseiro em um único pacote, também estará em exposição na Agrishow e foi projetado para tratores com potência de até 100 cv.
Para aplicação em veículos com peso máximo de 24 toneladas, a ZF apresentará a transmissão 3MD-40 e os redutores S-1250 para colheitadeiras, soluções ZF que funcionam em conjunto.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura