Modalidade de fixação em trocas atrai atenção de produtor
Uma pesquisa de pós-graduação em Agronomia está sendo realizada em Camaquã/RS, para avaliar tecnologias de aplicação aérea de fungicidas em arroz irrigado.
O ensaio de campo foi instalado pelo Grupo Geta – Grupo de Estudos em Tecnologia de Aeroaplicação – formado por empresas e profissionais ligados ao setor aeroagrícola, criado em 2007, que busca a troca de informações e geração de novas técnicas de aplicação aérea.
Participam do projeto agrônomos, técnicos agrícolas, e pilotos agrícolas da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Santa Maria, KL Aviação Agrícola, Schroder Consultoria, Centro Brasileiro de Bioaeronáutica, e Syngenta, contando com o apoio do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola.
Segundo a equipe do Geta, a importância do projeto, do qual resultará uma tese de doutorado e diversos artigos científicos, é dar suporte científico às futuras recomendações oficiais de fungicidas na cultura. Este fato marca um grande avanço no conhecimento da tecnologia de aplicação aérea, e certamente, terá continuidade com futuras pesquisas. Estão sendo avaliados diversos equipamentos geradores de gotas de pulverização, volumes de calda aquosa e oleosa, fungicidas recomendados para doenças das folhas e grãos do arroz, através de técnicas modernas como imagens digitalizadas de gotas capturadas em cartões de papel sensível à água, e cromatografia dos fungicidas depositados sobre as plantas de arroz.
Mais informações sobre o Grupo Geta podem ser obtidas no site
acessando o link “Geta”.
Fonte: Schroder Consultoria
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura