Grupo de Illinois visita a ESALQ

18.05.2011 | 20:59 (UTC -3)

Nessa quarta-feira (18), a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” recebeu a visita de uma comitiva da universidade americana Illinois at Urbana-Champaign (UIUC). Os 61 alunos do Business College e os quatro professores, John Hedeman, Victor Mullins, Terry McCoy e Collette Niland, foram recebidos pela vice-diretora e presidente da Comissão de Atividades Internacionais da ESALQ Marisa A. B. Regitano d´Arce. Em seguida, os visitantes assistiram palestra sobre o mercado brasileiro de etanol, ministrada pela professora Márcia Azanha Ferraz Dias de Moraes do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES).

 

Os alunos norte-americanos pertencem a dois grupos da mesma faculdade. Os Honor Students são os melhores alunos do curso de graduação em administração e os James Scholars são alunos de excelência do primeiro ano de administração. A agenda do grupo no Brasil envolve várias visitas a empresas e organizações brasileiras e palestras na Faculdade de Economia e Administração (FEA) e na Univesidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

A vice-diretora abriu a palestra contando a história da ESALQ e de Luiz de Queiroz. No tópico how big we are (quão grande nós somos), a professora Marisa mostrou dados e números do campus e da USP. Em seguida, explicou como funciona o sistema de universidades públicas brasileiro e respondeu perguntas dos alunos.

 

Márcia Azanha mencionou quanto o mercado brasileiro de etanol é importante para o meio ambiente e para a geração de empregos e explicou como funcionam programas do setor. Também falou sobre a dificuldade que o Brasil tem em exportar biocombustíveis devido aos altos impostos. De acordo com a professora, a visita dos alunos estrangeiros é muito importante. “No exterior, normalmente, as pessoas acreditam que o setor sucroalcooleiro é concentrado e que nós devastamos a Amazônia para plantar cana-de-açúcar. Isso não é verdade. As fazendas de cana estão espalhadas por quase todo o país, menos na Amazônia, onde o clima não é propício para esse tipo de cultura, e por isso devemos mudar essa visão que eles têm de nós”.

 

Outras informações sobre atividades internacionais na ESALQ são obtidas no site www.esalq.usp.br/scaint.

 

Ana Carolina Miotto

Assessoria de Imprensa

imprensa@esalq.usp.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025