Governo Federal prorroga Instrução Normativa Nº 12 e classificação do arroz não sofre alteração

15.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

Atendendo mais uma reivindicação do Governador Tarso Genro e do setor arrozeiro gaúcho, o Governo Federal prorroga por mais um ano a Instrução Normativa Nº 12, mantendo os atuais limites máximos de tolerância para comercialização do arroz em casca. Com tal medida, os índices para classificação do grão não serão alterados, evitando que o produto sofra nova desvalorização.

 

O Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, comemorou a decisão do Ministério, pois esse não seria o momento de fazer qualquer alteração que venha trazer ainda mais perdas ao produtor.

 

Para o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do RS (Federarroz), Renato Rocha, a prorrogação confirma o interesse do governo em avançar na discussão dos anseios dos produtores, pois, segundo ele, a classe vem sendo penalizada com as mudanças na classificação do arroz, tendo perdas entre 6 e 10% na comercialização do produto. “Tanto o Irga qu anto a Secretaria de Agricultura tem nos sinalizado que estão engajados em nossos pleitos junto ao Governo Federal. Esperamos contar com esse apoio para darmos continuidade às discussões até que se encontre o melhor caminho que beneficie toda a cadeia produtiva”, declara Rocha.

 

O presidente Irga, Claudio Pereira, afirma que a prorrogação da IN-20 do Ministério da Agricultura se constitui em mais uma ação dentro do pacote de medidas do Governo Federal que, junto ao Governo do Estado, está atento e sensível aos problemas enfrentados pelo setor orizícola gaúcho.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing

Instituto Rio Grandense do Arroz

(51) 3288-0423

contato@irga.rs.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025