Seagro realiza Dia de Campo da Agricultura Familiar na cadeia do Biodiesel
O governador Tarso Genro abriu oficialmente a Expoagro Afubra 2012, em Rio Pardo, prometendo interferir a respeito das portarias da Anvisa, “que desconhece a realidade da região fumageira do RS”, disse, ao antecipar a elaboração de um projeto estruturante de reconversão da produção de fumo, “onde o produtor de tabaco só aceitará restrições quando sua renda for substituída por outra melhor”. Para o governador, a Expoagro demonstra a pujança da base produtiva gaúcha, fortalecida pela capacidade técnica e social da agricultura familiar. A 12ª edição da Expoagro Afubra acontece até a próxima sexta-feira (23), no Rincão Del Rey, em Rio Pardo.
Na abertura, além do governador Tarso Genro, participaram o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, a senadora Ana Amélia Lemos, o presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Alexandre Postal, os delegados regionais do Mapa e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Francisco Signor e Nilton Pinho De Bem, este representando o ministro Pepe Vargas, os secretários estaduais de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e de Infraestrutura, Ivar Pavan e Beto Albuquerque, o presidente e os diretores técnico e administrativo da Emater/RS, Lino De David, Gervásio Paulus e Valdir Zonin, gerentes regionais, técnicos e extensionistas da Emater/RS-Ascar, deputados federais, estaduais e autoridades municipais e dirigentes empresariais e de instituições ligadas ao campo, como o coordenador da Expoagro, Marco Antônio Dornelles, o presidente da Afubra, Benício Werner, e o presidente da Famurs, Mariovane Weis.
Em pronunciamento, o presidente da Afubra, Benício Werner, ressaltou os 57 anos de fundação da Associação e a indenização, neste ano, de R$ 92 milhões aos produtores de fumo dos três estados do Sul, atingidos por granizo. “Pretendemos viabilizar um fundo de catástrofes”, anunciou. Werner defende a diversificação da propriedade, já que “ficar à mercê de uma única fonte de renda não é uma boa alternativa para o produtor”. Para fortalecer a participação da agricultura familiar na Expoagro, Werner solicitou ao ministro do Mapa a construção de um pavilhão específico para a próxima Feira, bem como a participação da presidenta Dilma Rousseff.
“Mais de 95 mil famílias no RS dependem do tabaco, que gera R$ 2,2 bilhões de renda para o Estado”, analisou o presidente do Legislativo gaúcho, o deputado Alexandre Postal, seguindo do deputado federal Sérgio Moraes, que lamentou o contrabando de mais de 35% do cigarro consumido no Brasil.
O ministro Mendes Ribeiro Filho prometeu esforços na construção de um novo Pavilhão para a Agricultura Familiar, “pela capacidade de gerar emprego e renda no campo e pela força em diversificar sua produção, buscando soluções para o RS continuar a crescer”.
Ao ser concedida palavra pelo governador Tarso Genro, a senadora Ana Amélia destacou a “coragem dos agricultores familiares e produtores de fumo, que perderam cerca de 25% de suas lavouras com os efeitos climáticos, em superar as dificuldades”. Ela também salientou a unidade política de todas as representações que buscam atender os interesses da agricultura familiar gaúcha.
O diálogo permanente entre os governos foi defendido pelo governador Tarso Genro, que prometeu “recolocar o RS no lugar que merece”. Segundo ele, o RS precisa sair da situação adversa e de desestruturação financeira e orçamentária que se encontra há mais de 40 anos. “No ano passado, renegociamos a dívida da União com nosso Estado, resolvendo uma pendência história que inviabilizava investimentos em infraestrutura energética no RS”, diz, ao salientar que o Governo do Estado vai apresentar uma proposta de reestruturação da dívida para com a União, que vai criar ainda mais condições de investimentos. “Vamos sair da crise financeira crescendo e não nos retraindo”, afirmou, ao dizer contar com o apoio da região de Rio Pardo “nesta luta. Estou convicto que todas as lideranças estarão envolvidas no nosso propósito de Governo, que é o futuro do RS”, finalizou.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura