Goodyear conquista prêmio de excelência da Caterpillar Brasil mais uma vez

Companhia foi reconhecida mais uma vez na categoria Excellent; é a décima primeira conquista seguida

07.08.2022 | 10:05 (UTC -3)
Cultivar, com informações da Goodyear
Fábrica da Goodyear em Americana; à direita, Gustavo Hideki Teramoto
Fábrica da Goodyear em Americana; à direita, Gustavo Hideki Teramoto

A Goodyear recebeu prêmio Excellent da Caterpillar Brasil. É uma demonstração de reconhecimento de qualidade do fornecedor. Desde 2011 a Goodyear mantém o nível elevado. A entrega ocorreu em Americana (SP).

Gustavo Hideki Teramoto, diretor de OEM Brasil da empresa, enalteceu a premiação. “É um reconhecimento pela melhoria contínua dos nossos produtos e processos, que buscam atender da melhor forma possível as necessidades atuais dos nossos clientes."

Sobre a Goodyear

A Goodyear está no Brasil há mais de 100 anos. Possui duas unidades industriais, ambas no estado de São Paulo: em Americana e em Santa Bárbara do Oeste.

Sua história é bastante curiosa. Em 1833, nos Estados Unidos, Charles Goodyear decidiu encontrar usos para a borracha. Outros a haviam utilizado para calçados e casacos, mas eles derreteram durante o calor do verão. Goodyear acreditava que a borracha podia ser "bronzeada" ou "curada" como as peles de animais. Ele tentou adicionar vários produtos químicos para mudar as propriedades da borracha.

Em 1838, ele conheceu Nathanael Hayward, que descobriu que misturar enxofre com borracha e expô-la à luz solar reduzia sua viscosidade. Ele curou a mistura em um banho ácido, o que estabilizou a borracha. Ele entrou no negócio em Woburn (estado de Massachusetts), produzindo produtos de borracha, como salva-vidas e sacos de correio. Mas a exposição prolongada ao calor ainda derretia o produto.

Em 1839, Charles deixou cair acidentalmente um pedaço de borracha revestida de enxofre que segurava na superfície de um fogão quente, onde ardia como couro. A alta temperatura e a curta exposição ao calor alteraram as propriedades não só da superfície da borracha tratada, mas de toda a amostra. Ele chamou o processo de aquecimento de vulcanização -- em referência ao deus romano do fogo, Vulcan.

No início, o processo foi atingido e falhou posteriormente. Mas em 1841, Goodyear aplicou com sucesso o processo de vulcanização usando ferro fundido aquecido.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024