Produção de fertilizantes tornou-se estratégica
Há 20 anos, mais exatamente no dia 3 de fevereiro de 1991, nascia em Porto Alegre a Gensys Consultores Associados. A criação desta empresa privada brasileira, hoje com filial no Paraguai, que desenvolve tecnologia e oferece serviços de avaliação genética em gado de corte e ovinos, aconteceu porque um professor e pesquisador ligado à UFRGS, chamado Luiz Alberto Fries, zootecnista por formação, conversando com os profissionais que orientava em cursos de especialização, já que estavam de certa forma trabalhando juntos, decidiram então passar a prestar serviços ao mercado de pecuária de ponta no Brasil.
Luiz Alberto Fries
“O grande sonho de Fries sempre foi o desenvolvimento de um sistema de controle e avaliação de rebanhos de produção. E este sistema se chamou MGCOPEC (controle de pecuária)”, lembra uma das fundadoras do Gensys, Fernanda Varnieri Brito.
Logo no início de suas atividades, a Gensys já atendia a Cabanha Azul, criou o sistema Natura, a Conexão Braford Delta G e rapidamente a repercussão desses trabalhos trouxe clientes como a CFM e muitas outras. “Fries queria que o grupo formador da Gensys se mudasse para São Paulo. Ele dizia que era lá que tudo acontecia na área de pesquisa, e que era também lá que estavam os grandes negócios”, recorda Fernanda. Ele não resistiu: em 1994, Fries foi para Jaboticabal, em São Paulo, trabalhar na UNESP. Mas permaneceu em link com o grupo de pesquisadores que formaram a Gensys.
O PROMEBO resultou do trabalho de quem goza de uma credibilidade ímpar no agronegócio brasileiro e internacional. “Eles orientam e traduzem ao produtor as formas complexas cuja aplicação resulta no efetivo melhoramento genético dos rebanhos de produção”, enfatiza o coordenador do programa da ANC, Leonardo Talavera Campos. “A criação do PROMEBO foi um marco para o melhoramento genético no Brasil”, diz ele. Segundo Leonardo, hoje o Gensys é um grupo totalmente privado com grande ênfase ao desenvolvimento e aplicação de métodos adequados para avaliação genética de animais sob seleção em populações multiraciais na América do Sul.
Outro integrante do grupo Gensys, Mario Luiz Piccoli, descreve a empresa como um grupo de amigos preocupados em atender e encontrar as melhores soluções para seus clientes, e que também está constantemente se atualizando e buscando o que há de mais avançado em conhecimento na área de melhoramento genético e controle e avaliação de rebanhos.
Desde sua fundação, a GenSys avaliou geneticamente mais de três milhões de animais para características economicamente importantes de produção, reprodução e qualidade de carcaça. Vários sumários de touros são elaborados e publicados anualmente pela Gensys, entre eles o da Aliança Nelore, ANC Promebo, Conexão Delta G e Natura.
Atualmente a GenSys é responsável pela avaliação genética de oito dos quinze Projetos com autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA para emissão de CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção).
“É realmente incontestável a contribuição da Gensys para nossa pecuária, para termos melhores animais, mais eficientes, capazes de produzir sempre mais e melhor”, diz a presidente do Conselho Técnico da Associação Brasileira de Angus (ABA), Susana Macedo Salvador. Segundo a dirigente, “eles estão de parabéns por esses 20 anos de ganhos à toda a nossa pecuária, e sem dúvida os grandes beneficiários deste trabalho são os pecuaristas”, declara Susana Salvador.
EQUIPE TÉCNICA
Esta é a equipe da Gensys, desde a sua fundação:
- Carlos Dario Ortiz Peña (Eng. Agr., M.Sc.)
- Edgar Ramón Giménez Vera (Lic. Sist. Informaticos)
- Fernanda Varnieri Brito (Eng. Agr., M.Sc.)
- Jorge Luiz Paiva Severo (Med. Vet., M.Sc.)
- Mario Luiz Piccoli (Med. Vet., M.Sc.)
- Roberto Carvalheiro (Zoot., D.Sc.)
- Vanerlei M. Roso (Zoot., Ph.D.)
- Vânia Cardoso (Zoot., D.Sc.)
- Flávio Schenkel (Eng. Agr., Ph.D., professor na Universidade de Guelph-Canadá, Consultor)
Eduardo Fehn Teixeira
Assessoria de Imprensa Agência CIRANDA
(51) 3231-6210
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura