Garantia sanitária na produção de bananas é abordado na Agrotins

12.05.2011 | 20:59 (UTC -3)

A programação do estande da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária está de vento em popa. Na manhã desta quarta-feira (11), o presidente da Agência, Geraldino Ferreira Paz, participou da abertura oficial da 11ª edição da Agrotins - Feira Agrotecnológica do Tocantins – juntamente ao governador Siqueira Campos, do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi e demais autoridades.

 

Ainda pela manhã, a Adapec participou de uma palestra sobre o “Sistema de Mitigação de Risco para Sigatoka Negra em Banana”, no auditório da Seagro. Cerca de 30 técnicos, engenheiros agrônomos, puderam discutir sobre Mitigação de Risco, com Fernando Azevedo, da Superintendência Federal da Agricultura e Sigatoka Negra, com Aristóteles Matos, da Embrapa. Além disso, os procedimentos para a emissão do CFO – Certificado Fitossanitário de Origem, abordado pelo diretor de Defesa Vegetal da Adapec, Luís Henrique Michelin.

 

Michelin explicou que o CFO só pode ser emitida por um responsável técnico, habilitado e treinado pela Agência. “Esta exigência é uma garantia sanitária de todo ciclo produtivo do produto dentro dos padrões permitidos pelo Ministério da Agricultura”, destacou enfatizando que a PTV – Permissão de Trânsito Vegetal, que é emitida pela Adapec, está condicionada ao CFO.

 

O Tocantins conta atualmente com aproximadamente 35 profissionais aptos a emitir o CFO. A previsão é que no segundo semestre deste ano, novas turmas sejam treinadas e habilitadas.

 

Mini-palestra

 

Nesta manhã, mais uma mini-palestra sobre “Agropecuária sustentável: O melhor caminho” foi realizada para alunos da rede pública de ensino, acadêmicos e produtores rurais. “Produzir mais alimentos, preservando o meio ambiente é um desafio para nós. Quando adquirimos conhecimento, encontramos soluções”, afirmou a aluna do 4º período do curso de controle ambiental da IFTO, Luciene Urias da Silva Noleto.

 

Programação

 

Durante os cinco dias de evento, serão distribuídos materiais educativos, na área animal e vegetal, para os visitantes. As mini-palestras sobre Agropecuária Sustentável continuam na programação diária, no período da manhã, às 9h30, e a tarde, às 15h30. No sábado,14, somente no período da manhã, às 9h30.

 

- 11/05 a 13/05 – sempre às 9h30 – Circuito do Leite – Stand da Seagro.

- 12/05 – 14h – Palestra: Cadastro Único da Aquicultura - Barco Nego D’agua.

- 13/05 – 11h – Clínica Tecnológica: manejo sanitário de aves – Auditório da Seagro.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

(63) 3218-2186

ascom.adapec@gmail.com

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025