Vacaria, no RS, espera 12 mil trabalhadores para a colheita da maçã
Na Rasip são mais de dois mil trabalhadores temporários contratados para o período
Oportunidade para Treinamento Técnico nível III com Bolsa FAPESP está disponível no âmbito do Projeto Temático “Medidas para a redução das infecções primárias no manejo integrado do huanglongbing no cinturão citrícola de São Paulo: viabilidade técnica e econômica” (Processo FAPESP n. 2017/21460-0), sob a coordenação do Prof. Dr. Renato Beozzo Bassanezi.
O objetivo do estudo é avaliar a viabilidade técnica e econômica de medidas disponíveis ao citricultor e que podem ser integradas para a redução das infecções primárias da doença huanglongbing dos citros. Fora do pomar serão avaliadas medidas aplicadas diretamente no controle da fonte primária de inóculo. Na faixa de borda do pomar, até os primeiros 200 m a partir da divisa da propriedade, região de maior concentração do psilídeo migrante portador da bactéria oriundo de áreas vizinhas, serão avaliadas medidas para impedir que a dispersão primária alcance o interior do pomar e prevenir a inoculação primária da bactéria pelo psilídeo, impedindo o acesso do vetor à planta ou sua alimentação na planta.
O candidato irá realizar suas atividades junto ao grupo de pesquisa do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), Araraquara/SP, sob a supervisão do Prof. Dr. Renato Beozzo Bassanezi.
A bolsa terá duração de 6 meses, prorrogáveis por mais 12 meses, a depender do desempenho do bolsista, o qual será avaliado ao final dos 6 meses de acordo com as normas da FAPESP. O candidato selecionado receberá Bolsa de Treinamento Técnico III (TT-3) da FAPESP no valor de R$ 1.228,40 mensais.
O bolsista irá desenvolver atividades de condução de experimentos de campo, casa-de-vegetação e laboratório em que diversas práticas de manejo dos citros serão relacionadas ao controle do huanglongbing e de seu vetor. As atividades incluem monitoramento de vetor, leitura de armadilhas adesivas, inspeção de plantas doentes, acompanhamento da dinâmica de brotação de plantas, medição de crescimento de plantas e de produção de frutos, análises físico-químicas de frutos, entre outras, além da organização de bancos de dados.
Os demais requisitos e obrigações necessários para a candidatura exigidos pela FAPESP poderão ser consultados em http://www.fapesp.br/bolsas/tt.
Avaliação do perfil dos candidatos através da análise dos documentos enviados (fase eliminatória) e entrevistas por vídeo conferência. O resultado será divulgado por e-mail e/ou telefone ao final do processo seletivo.
As inscrições devem ser feitas até as 23 h do dia 05 de março de 2021.
As inscrições serão recebidas exclusivamente por e-mail, com documentos anexos em formato PDF, para Dr. Renato Beozzo Bassanezi (renato.bassanezi@fundecitrus.com.br), pesquisador responsável pelo projeto, como assunto “Posição de Treinamento Técnico nível III”. Os documentos necessários serão:
Início previsto: 01 de maio de 2021 (assim que o Termo de Outorgada da FAPESP for assinado)
Bolsa de TT3 em Agronomia
Quantidade de vagas: 01 (uma)
Área de conhecimento/Atuação: Agronomia/Biologia
Unidade/Instituição: Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, Fundo de Defesa da Citricultura - Fundecitrus (Av. Dr. Adhemar Pereira de Barros, 201 - Araraquara, São Paulo, Brasil)
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura