Fundecitrus abre inscrições para 2ª turma de mestrado

01.10.2010 | 20:59 (UTC -3)

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) abre a partir de sexta-feira (1º), as inscrições para o processo seletivo para a 2ª turma do mestrado profissionalizante em Controle de Doenças e Pragas dos Citros.

 

O curso é direcionado a engenheiros agrônomos e biólogos (recém formados ou profissionais que já atuam no segmento citrícola). Para se inscrever basta entrar no site do Fundecitrus (www.fundecitrus.com.br), fazer o download da ficha de inscrição, preenchê-la e postá-la, via correio, até o dia 10 de novembro.

 

Já reconhecido como uma excelente maneira de formação e atualização profissional, o mestrado do Fundecitrus foi implementado com a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a qual atribuiu ao mesmo, em 2010, conceito 3, referente ao primeiro ano de funcionamento. A primeira turma com 18 alunos termina o primeiro ciclo até maio de 2011.

 

Segundo Sílvio Lopes, pesquisador da entidade e coordenador do curso, os estudantes estão desenvolvendo projetos de pesquisa que deverão contribuir para aprimorar o manejo das doenças e pragas no campo. “Buscamos soluções práticas para os problemas fitossanitários enfrentados pelo produtor”, diz.

 

O mestrado profissionalizante é uma modalidade de curso criada pela Capes. Os alunos assistem a aulas teóricas e práticas na entidade e têm acesso a informações adicionais em visitas a outras instituições como a Embrapa, USP e Unesp.

 

Para obter o título de mestre é preciso, além de participar das aulas, desenvolver um ‘trabalho de conclusão de curso’ (pesquisa, estudo de caso ou dissertação crítica sobre um tema ligado a doenças e pragas dos citros) que seja aprovado por uma banca examinadora.

 

A partir de 2011 o curso será gratuito para os profissionais associados à entidade. O benefício também se estende a familiares (cônjuge, filhos e netos) e funcionários de associados.

 

O calendário de inscrições, processo de seleção e mais informações podem ser obtidas no site do Fundecitrus (www.fundecitrus.com.br).

 

Fonte: FPDC

fpdc@fundecitrus.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025