Fundação Chapadão apresentou resultados de pesquisa em congresso de solos

18.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Em sua trigésima segunda edição, o Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, organizado pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, contou com a presença da equipe da Fundação Chapadão, que apresentou resultados de pesquisa.

Este ano, o evento contou com a participação de aproximadamente dois mil profissionais, entre pesquisadores de universidades, centros de pesquisa, Fundações, profissionais, estudantes e empresários de todo País e do exterior.

O evento tem por objetivo incentivar o desenvolvimento científico e resgatar valores que representam perspectivas de desenvolvimento da Ciência do Solo, destacando temas inovadores, estratégicos, relevantes e de repercussão nacional e internacional, sempre buscando acréscimos de produção e sustentabilidade econômica/financeira da utilização do solo.

As palestras e trabalhos científicos concentraram-nos mais variados tópicos que envolvem a ciência do solo (Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas; Fertilizantes e Corretivos; Física do Solo; Manejo e Conservação do Solo; Biologia do Solo; Gênese, Morfologia e Classificação do Solo; Química e Mineralogia do Solo; Poluição do Solo).

O setor de Fertilidade do Solo e Agricultura de Precisão da Fundação Chapadão esteve representado neste evento pelo pesquisador Aguinaldo J. F. Leal, que apresentou resultados obtidos na região dos Chapadões com a cultura da soja.

Durante o congresso foram apresentadas alguns trabalhos e palestras sobre a utilização de diferentes tecnologias objetivando aumentar a eficiência da adubação, principalmente nitrogenada, objetivando minimizar perdas de nitrogênio para o ambiente por volatilização, com aplicação superficial (a lanço) de uréia, tema que interessa produtores da região em virtude desta ser a principal forma de aplicação da adubação nitrogenada (visando maior rendimento operacional). Entre as alternativas apresentadas algumas já estão disponíveis no mercado aos produtores de Chapadão do Sul, tais como: Uréia revestida por polímeros, uréia tratada com inibidor de uréase (Uréia + NBPT). A fundação Chapadão possui trabalhos nesta linha desde 2004, com objetivo de melhor posicionamento destas tecnologias na região dos Chapadões.

Outro ponto abordado no evento refere ao processo a ser adotado para análise fósforo em solos tropicais. Fato abordado durante o evento, com muita propriedade, pelo pesquisador do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) José A. Quaggio. Segundo estudos realizados no instituto, a utilização da análise do teor de fósforo do solo pelo método da Resina Trocadora de Íons apresenta maior correlação com o fósforo extraído do solo pelas plantas. Portanto, na opinião do pesquisador este é o método que possibilita maior precisão na determinação do teor deste elemento no solo, possibilitando assim maior precisão nas recomendações de adubação fosfatada.

O pesquisador Aguinaldo e a Fundação Chapadão agradem a empresa Göemar, por proporcionar o deslocamento até o evento e a Produquímica, na pessoa do gerente de marketing, José Roberto, pela estadia durante o evento.

Aguinaldo Jose Freitas Leal

Engo Agro Drº. Pesquisador Fertilidade do Solo/Consultor

/ (67)3562-2032

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025