Fundação Cargill e USAID implementam tecnologia de saneamento básico

01.03.2010 | 20:59 (UTC -3)

A Associação de Produtores Rurais da Linha 28 de Novembro (ASPROL 28), em Porto Velho/RO, vai receber uma tecnologia social cujo objetivo é tratar o esgoto sanitário familiar, reduzindo o impacto ambiental.

A apresentação é fruto de trabalho da Fundação Cargill e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), em parceria com a Prefeitura de Porto Velho/RO e a Embrapa Instrumentação Agropecuária, (São Carlos-SP).

A iniciativa, financiada pela USAID e executada pela Fundação Cargill, atenderá aproximadamente 20 famílias da comunidade, que poderão obter mais informações sobre a tecnologia na palestra para a comunidade que acontecerá no dia 04 de março, a partir das 09h, na sede da ASPROL 28.

A tecnologia utilizada, também conhecida por "Fossa Séptica Biodigestora", foi desenvolvida pela Embrapa Instrumentação Agropecuária e é uma forma simples e econômica de tratar o esgoto na zona rural. O sistema consiste em desviar a tubulação dos vasos sanitários para caixas de fibrocimento, transformando posteriormente o material em adubo orgânico, via processo de biodigestão. Com isso, além de não haver contaminação no lençol freático, ainda é possível obter um efluente líquido que pode ser utilizado como adubo orgânico de qualidade para as plantações, preparo de viveiros, entre outros.

A Embrapa cedeu a tecnologia para implementação e o apoio técnico, fatores determinantes para a realização deste projeto. A prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, forneceu a mão-de-obra e maquinário para a aplicação da tecnologia.

Escolha de Porto Velho

Além de fazer parte do bioma amazônico, que é uma das áreas prioritárias para a Fundação Cargill e USAID, Porto Velho foi escolhida para receber o projeto por ser uma região com alta demanda por saneamento básico.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2000/2001, 90% dos distritos da cidade de Porto Velho não têm rede coletora de esgoto. Assim, tratar o saneamento básico no município torna-se ainda mais importante se for considerado que a hidrografia da região é abundante: o principal rio (Rio Madeira) é um dos afluentes mais importantes da margem direita do Rio Amazonas, que integra a Bacia Amazônica. Vale lembrar que o sistema atenderá exclusivamente a zona rural.

A região da linha 28 de Novembro, também conhecida como estrada de Penal nas imediações do PSF Conjubim Grande, foi selecionada para receber a tecnologia por atender alguns critérios técnicos em relação a outras comunidades, como distância adequada de lençol freático e casas com tubulação exclusiva para vasos sanitários, condições essenciais para o funcionamento da tecnologia.

Vinícius Oliveira

Fundação Cargill e Cargill

(11) 5099-3448

Alex Alves ou Alex Araújo

USAID

(61) 3312-7203 ou (61) 3312-7541

Joana Silva

Embrapa Instrumentação Agropecuária

/ (16) 21072901

Nara Vargas

Coordenadora de Comunicação do Gabinete da Prefeitura de Porto Velho

(69) 3901-3013

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025