Fundação Banco do Brasil institui Tecnologia Social iLPF

09.05.2013 | 20:59 (UTC -3)
Imprensa AgroBrasília

A integração Lavoura-Pecuária-Floresta é a nova Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil e o lançamento será realizado na AGROBRASÍLIA 2013, no dia 17 de maio, às 10h, no Auditório Buriti.Os benefícios gerados por essa prática agrícola sustentável para o meio ambiente, a economia e a qualidade de vida dos produtores garantiram esse título e agora poderão ser replicados em todo o Brasil. O objetivo da instituição é divulgar, incentivar e ajudar a adoção da iLPF por agricultores familiares no país inteiro para a diversificação da produção nas propriedades e a melhoria das condições socioeconômicas no campo.

“Hoje essa é a melhor alternativa de agricultura para os trópicos, é o que temos de melhor de agricultura sustentável no mundo. O que esperamos é que possa chegar mais rápido e intensamente para a agricultura familiar a partir de agora. A Fundação entendeu os benefícios que ela traz, esse sinergismo da integração de agricultura, pecuária e silvicultura. Entendeu que é uma tecnologia que pode ser replicada em qualquer propriedade e resolveu produzir essa material, manuais orientando a implantação da tecnologia passo a passo”, afirma Ronaldo Trecenti, engenheiro agrônomo da empresa Campo que, junto à Fundação Casa do Cerrado, auxiliou na produção técnica da cartilha e do vídeo sobre iLPF que serão lançados durante a Feira.

A Fundação Banco do Brasil identifica tecnologias que gerem trabalho, renda e educação e ajudem a transformar a realidade social em diversos segmentos. A certificação, disseminação e replicação dessas experiências são feitas por meio de parcerias com outras entidades. Para divulgar as Tecnologias Sociais, a instituição apoia publicações sobre o tema e produz manuais para facilitar a aprendizagem e a reaplicação das técnicas ou produtos.

O lançamento da Tecnologia Social faz parte da programação do Dia de Campo sobre iLPF da AGROBRASÍLIA 2013. Haverá também apresentação do Plano de Agricultura com Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) e uma homenagem ao senador Rodrigo Rollemberg, autor da lei sancionada no fim de abril que institui a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, além das demonstrações in loco dos benefícios da área demonstrativa de práticas sustentáveis do Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, a maior do Brasil.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025