Fundação Bahia e Kuhlmann inauguram laboratórios de análise agrícola e ambiental

03.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

A partir deste mês, os produtores baianos poderão realizar no município de Luís Eduardo Magalhães/BA, exames laboratoriais agrícolas que antes só eram possíveis fora do estado.

Na próxima segunda-feira (09/11), às 18h, a Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste da Bahia (Fundação Bahia) e a Kuhlmann Laboratórios inauguram quatro laboratórios, equipados para análise ambiental, de água, de resíduos de defensivos químicos, fertilizantes, sementes e fertilidade do solo, além de grãos, nematóides, microbiologia do solo, entomologia, fitopatologia, dentre outros. Os novos equipamentos estão instalados no Centro de Pesquisa e Tecnologia do Oeste da Bahia (CPTO), que hoje já é considerado o maior e melhor equipado centro do gênero no Norte/Nordeste.

O convênio para instalação dos laboratórios foi assinado entre a Fundação Bahia e a empresa Kuhlmann durante o VII Congresso Brasileiro do Algodão, que aconteceu entre os dias 15 e 18 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR).

De acordo com o presidente da Fundação Bahia, Amauri Stracci, o CPTO conta atualmente com a maior estrutura de análise da Bahia e se consolida na prestação de serviços para o produtor rural, pesquisadores, consultores e empresas. “Vamos utilizar os mais modernos equipamentos e uma equipe de alta qualidade para realizar na própria região Oeste os exames que antes eram feitos em laboratórios fora do estado. Isso representa mais agilidade, economia e segurança nos resultados para o produtor”, salienta Stracci.

Os parceiros

A Fundação Bahia é uma entidade de pesquisa privada sem fins lucrativos que, desde 1997, contribui para colocar e manter o cerrado baiano na vanguarda do agronegócio mundial. Isso é feito através de um amplo programa de pesquisa, que têm ênfase nas culturas da soja, do algodão, do milho e do café, carros-chefes da região, além de outras como girassol e cana-de-açúcar. Este ano, a Fundação Bahia mudou-se de Barreiras para Luís Eduardo Magalhães, onde construiu o CPTO, concentrando em um só lugar os ensaios e pesquisas de campo e as atividades administrativas.

A Kuhlmann, por sua vez, foi fundada em 1989 e exerce liderança na análise de fibra de algodão no Brasil, principalmente, com laboratórios de HVI dentre outros na área agrícola. A empresa analisa amostras de grãos, açúcar e óleos vegetais.

Catarina Guedes e Milena Brasil

Imprensa Fundação Bahia

(71)3379-1777

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025