FS inicia venda de DDG de alta proteína do Brasil para a China

Primeira venda de HPDDG ao mercado chinês marca o avanço do país como produtor de ingredientes de alto valor agregado

05.02.2026 | 16:46 (UTC -3)
Lucas Soares

A FS, uma das maiores produtoras de etanol e nutrição animal do Brasil, realizou a primeira venda de High-Protein Dried Distillers Grains (HPDDG) produzido no Brasil com destino à China, marcando a entrada do país no mercado chinês com um ingrediente de nutrição animal de alta densidade proteica e maior valor agregado. O contrato, firmado em janeiro deste ano, é para envio de 3 mil toneladas métricas que já estão no Porto de Santos e têm embarque previsto para os próximos dias. Este primeiro carregamento do FS Essencial, produto desenvolvido a partir da biorefinaria de milho da companhia, abre caminho para entregas regulares a clientes chineses do setor de rações.

A FS já fornece produtos de nutrição animal para diferentes países e a operação representa um avanço relevante para o comércio exterior brasileiro ao ampliar o portfólio de exportação de produtos ligados à cadeia do milho, com tecnologia e eficiência logística, contribuindo para a consolidação do Brasil como fornecedor de ingredientes para alimentação animal em mercados de grande escala.

“Este primeiro embarque marca a entrada do HPDDG brasileiro no mercado chinês e reforça o potencial do Brasil na exportação de ingredientes de maior valor agregado para nutrição animal. A China é um mercado estratégico, que exige qualidade, escala e confiabilidade – atributos para os quais a FS tem excelência”, afirma Victor Trenti, diretor comercial da FS.

A China está entre os maiores mercados globais de nutrição animal, com demanda robusta e crescente por ingredientes eficientes para formulações industriais, especialmente em cadeias como suínos, aves e peixes. Nesse cenário, produtos com alta concentração de proteína e energia ganham relevância por contribuírem para maior eficiência na formulação, melhor aproveitamento logístico e padronização nutricional, fatores decisivos em operações industriais de grande escala.

Ao viabilizar o acesso do HPDDG brasileiro ao mercado chinês, a operação reforça a competitividade da cadeia nacional de biorefinaria de milho e abre espaço para o aumento de exportações com maior valor agregado à base do grão.

Estratégia internacional e crescimento sustentado

A operação com destino à China integra a estratégia da FS de desenvolver mercados internacionais para ingredientes de nutrição animal de alta proteína. No ano-safra 24/25, a companhia consolidou uma base de exportação diversificada na Ásia, América Latina e Europa e as exportações dos produtos para nutrição animal chegaram a 30 mil toneladas. Para este ano-safra de 25/26, o volume deve ultrapassar 50 mil toneladas, com embarques significativos para Indonésia e Vietnã, por exemplo. Para o ano safra 26/27, a expectativa é dobrar o volume e parte desse crescimento será impulsionado pela China.

Para Brian Patrick Mike, gerente Comercial da FS, a expansão internacional faz parte da estratégia de crescimento sustentável da companhia. “À medida que ampliamos nossa capacidade produtiva, buscamos levar ao mercado global produtos com alto padrão técnico, consistência e eficiência logística. Esse embarque consolida a posição do Brasil como fornecedor competitivo de ingredientes para nutrição animal”, conclui. 

A FS irá aumentar sua capacidade produtiva até 2027 com a adição de novas plantas e expansão das unidades existentes, ampliando o potencial de oferta ao mercado internacional. A companhia opera atualmente três plantas industriais em Mato Grosso, localizadas em Lucas do Rio Verde, Sorriso e Primavera do Leste, e iniciará as operações de sua quarta planta industrial em Campo Novo do Parecis ainda este ano.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp