Bionanotecnologia contra a aftosa
Considerando que as mudanças climáticas têm afetado diretamente a agricultura do país, com maior freqüência de chuvas no Nordeste e estiagem no Sul, é necessário que o agricultor seja previdente e invista na qualificação em irrigação, para garantir a produtividade da plantação e a geração de renda.
Com vista nesse objetivo, o Frutal Cone Sul leva para Bento Gonçalves um especialista no setor. O agrônomo Luiz Dimenstein é mestre em agricultura irrigada tendo trabalhado por 10 anos em Israel, estudando e desenvolvendo técnicas nessa área. “Mesmo tratando-se de uma região com bom volume pluviométrico, já é rotineiro no Rio Grande do Sul a falta de chuvas, por isso os agricultores precisam de alternativas para enfrentar esses períodos de estiagem”, destaca o especialista.
Dimenstein ministrará o curso de Irrigação e Fertirrigação de Frutas e Hortaliças no Sul do Brasil, durante os três dias do Frutal Cone Sul. A abordagem levará em conta os vários sistemas de irrigação, desde os convencionais (aspersão, inundação, pivô-central) aos localizados (micro-aspersão e gotejamento). Ainda, serão destacadas as vantagens da irrigação localizada, principalmente quanto ao menor consumo de água; o controle e manejo dos sistemas de irrigação; a importância do uso de nutrientes solúveis e a utilização destes junto à aplicação de defensivos. “Nos últimos 40 anos, foram desenvolvidas várias tecnologias no setor que permitiram a evolução da utilização dos fertilizantes foliares, concomitante com a irrigação e a aplicação dos defensivos”, salienta Dimenstein.
Durante o curso, o instrutor ressaltará exemplos que caracterizam possíveis problemas nutricionais e de má utilização da fertirrigação, destacando modelos aos agricultores e aos técnicos de como manejar com eficácia a tecnologia. Dimenstein ainda aponta que “a fertirrigação, se não manejada adequadamente, pode apresentar perigos ambientais, devendo ser utilizada com critério e consciência ecológica”.
O curso de Irrigação e Fertirrigação de Frutas e Hortaliças no Sul do Brasil terá duração de 12 horas. O Frutal Cone Sul acontece entre os dias 5 e 7 de novembro, no Parque de Eventos da Fenavinho, em Bento Gonçalves. A expectativa da organização é reunir cerca de 20 mil visitantes. O evento é uma realização do Instituto Frutal, da Frente Parlamentar da Fruticultura do Congresso Nacional, do Governo do Rio Grande do Sul e da Prefeitura de Bento Gonçalves e conta com a parceria de mais de 30 instituições de ensino, pesquisa, extensão e representativas do setor.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Frutal Cone Sul - 51 2111 6691 /
/
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura