Fruit Attraction inicia em São Paulo

Evento inédito no Brasil deve reunir 9 mil visitantes de mais de 45 países; cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades

17.04.2024 | 14:19 (UTC -3)
Myrian Vallone, edição Revista Cultivar
Foto: divulgação
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A Fruit Attraction São Paulo teve início nesta semana. O evento é inédito no Brasil, e deve reunir 9 mil visitantes de mais de 45 países, além de 300 marcas expositoras. Um dos principais objetivos é alavancar ainda mais o setor de exportação de frutas, que bateu recorde de faturamento em 2023, alcançando a marca de US$ 1,2 bilhão de dólares – o número é da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).

Como uma das principais feiras internacionais do setor de frutas e vegetais do mundo, a Fruit Attraction contou com a presença de uma série de autoridades e personalidades em sua cerimônia de abertura, como a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; o gerente de agronegócio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Laudemir Muller; o secretário de agricultura do Estado de São Paulo, Guilherme Piai; e o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho.

O momento foi de esperança e um olhar com foco na sustentabilidade do setor. Uma das atrações da Fruit Attraction foi o Programa de Compradores Internacionais, que prevê mais de mil reuniões bilaterais, ao longo de três dias de evento, e que espera gerar mais de US$ 120 milhões em vendas nos próximos 12 meses. 

“A mensagem é clara: o mundo olha para o Brasil, pois somos um dos países mais bem posicionados para enfrentar os desafios globais. Isso passa pela fruticultura, que leva tecnologia e segurança alimentar para todos os cantos do nosso território”, destacou Laudemir Muller. 

Para o CEO da Fiera Milano, organizadora do evento, Maurício Macedo, a Fruit Attraction não é apenas uma oportunidade para fazer negócios, mas também um espaço para troca de conhecimento, inovação e networking. “A riqueza e a diversidade da agricultura brasileira estão muito bem representadas aqui”, declarou. 

A Fruit Attraction acontece entre os dias 16 e 18 de abril no São Paulo Expo, e conta ainda com atrações como o Cooking Show by São Paulo Negócios, no qual chefs renomados prepararão pratos, bebidas e sobremesas com frutas exóticas e tradicionais, e o Fruit Fórum, que traz diversas palestras relevantes para toda a indústria, com indicadores de tendências e oportunidades.

Cooking Show by São Paulo Negócios

Outra atração da Fruit Attraction é o Cooking Show By São Paulo Negócios, patrocinado pela SP Negócios. No primeiro dia, os Chefs convidados foram Ricardo Magalhães e Neli Pereira. Ao longo da programação, os Chefs escalados são: Guilherme Cardadeiro, da Ong Chef Aprendiz, Kascão Oliveira, consultor de coquetelaria clássica e brasileira, Vinicius Rojo, do Bufê Sustentável e Adriana Pinto, da A Bartenderia. 

Fruit Fórum - tendências e oportunidades 

Durante o Fruit Fórum, atração de conteúdo da Fruit Attraction, os Estados Brasileiros estão convidados a mostrar suas credenciais na fruticultura. Um desses Estados foi o Maranhão, cujos representantes destacaram como suas características possibilitam a produção ininterrupta e potencializam o crescimento sustentável. “O solo e o clima, bem como o arranjo institucional, garantem a aptidão agrícola”, afirmou Victor Lamarão, da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (Sagrima).

Além disso, a diversidade de culturas de frutas bastante conhecidas, como banana, abacaxi, melancia e caju, e as mais exóticas, como murici, cupuaçu e pitomba, também foram destacadas.  

Os representantes da Bahia também estiveram presentes, e salientaram a união do agronegócio com as frutas produzidas em diversas regiões do Estado através, principalmente, da agricultura familiar, para mostrar a riqueza e a diversidade da agricultura familiar da Bahia. 

Segundo Ícaro Rennê, presidente da União das Cooperativas da Bahia, o estado é um “país” que se destaca pela diversidade que tem e a diversidade de produtos que o estado consegue produzir através dessa característica.

Fortalecimento de parcerias internacionais 

A Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal (Portugal Fresh) é presença marcante na Fruit Attraction de Madrid desde 2011. Na primeira edição brasileira da feira, a entidade também se faz presente. 

“Nesta primeira edição, trouxemos cinco empresas que já têm laços de exportação ou importação no Brasil e que querem fortalecer parcerias. Nós, por outro lado, buscamos nos posicionar como aliados preferenciais da feira desde seu início”, afirma Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh. Ele também salientou que o objetivo é estabelecer um mercado aberto entre os dois países para que ambos possam se beneficiar. “Uma troca ‘win-win’ - ganha-ganha”, concluiu. 

A Argentina também está presente no evento com um dos maiores estandes do Fruit Attraction São Paulo. Sob o guarda-chuva da Agência Argentina de Investimentos e Comércio Internacional (AAICI), 11 empresas do país estão participando da feira.

O propósito, segundo a consultora da AAICI, Sabrina González, é posicionar e consolidar a presença argentina no mercado brasileiro e seguir expandido não só aqui, como no restante do mundo. Os produtos em destaque são os cítricos doces, como laranjas, toranjas e tangerinas, bem como limões, maçãs e amoras. 

“Queremos vender mais desses produtos, que já estão no mercado brasileiro, e ampliar nossa cobertura. O Brasil é enorme e aqui, na Fruit Attraction, encontramos todos Estados que não necessariamente estão bem atendidos pelos produtos argentinos”, afirmou. 

Egito aposta em frutas cítricas 

Pela primeira vez fazendo negócio no Brasil, a empresa egípcia Sadat Agro Fruit marcou presença durante a feira, e levou como principal aposta as suas frutas cítricas: laranja, limão, mandarim e toranja.

“Já recebemos muitas visitas e fechamos negócio no primeiro dia. Essa é a nossa intenção: fazer negócio no Brasil e em outros países da América Latina. Temos diversas frutas, batata, cebola e alho, mas nossa aposta aqui são nossas opções cítricas”, afirmou Haitham El Saadany, CEO da Sadat.

Qualidade e Diversidade das Frutas Tropicais

No primeiro dia de Fruit Attraction São Paulo, a palestra “Qualidade e Diversidade das Frutas Tropicais: como encantar o cliente?” foi um dos destaques. O encontro contou com a participação de Jorge Fregonese de Souza, da Abrafrutas, Junior Silveira, da XPORTARE, Eduardo Ferraz, do Vale do São Francisco, José Roberto Prado, da Itaueira Agropecuária Produtora do Melão Re, e Ligia Carvalho, da Jaguacy.

Foto: divulgação
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Na ocasião, Jorge Fregonese de Souza, da Abrafrutas, afirmou que “fruta não é alimento, é prazer”. “Precisamos dar prazer para o consumidor. Nossa diversidade encanta o consumidor”, afirmou.

Já Junior Silveira destacou alguns pontos importantes mais gerais para encantar os clientes. “Tem que ter muita seriedade, porque qualidade é um conceito que é bonito de falar que você tem, mas nem sempre é fácil de praticar. Sua qualidade precisa ser verificável”, complementou.  

Participação do Sebrae

O Sebrae está marcando presença na primeira edição nacional da Fruit Attraction São Paulo com 93 produtores. Eles estão expondo seus produtos para compradores nacionais e internacionais, e estão tendo a oportunidade de aprender mais sobre as necessidades do mercado. Victor Rodrigues Ferreira, analista técnico do Sebrae Nacional, reafirmou a importância do evento para o país, principalmente pelo papel de destaque do Brasil na exportação de frutas. 

“São muitos produtores com várias certificações que atendem aos requisitos de mercado e que podem fazer contato com novos compradores, principalmente internacionais. Então, para o Sebrae, isso é muito bom, porque essa é a nossa missão: levar a competitividade do pequeno negócio”, afirmou.

Rede esticável para paletização

A empresa B Rep Brasil levou para a Fruit Attraction a rede esticável para paletização, um produto sustentável e 100% respirável. A ideia é, principalmente, garantir a respiração e a compressão na paletização durante o transporte.

“A rede tem um design, uma estrutura diferente, que abraça melhor o pallet. Ela permite que haja ventilação e troca de calor constante. Um melhor controle de troca de calor para quem faz cadeia de calor de frio. É um item cujo material de origem é um polietileno de alta densidade, 100% virgem, 100% reciclável, ou seja, tem uma pegada ESG”, explicou Alex Willian Paulino, representante comercial da empresa.

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