RS Safra 2025/26: colheita do trigo avança em ritmo moderado
Emater/RS aponta atraso em relação à média das últimas safras, mas lavouras mantêm bom desempenho e qualidade dos grãos
Nas primeiras horas da madrugada desta sexta-feira (7), um sistema frontal formou-se no nordeste da Argentina, alcançando o oeste da Região Sul do Brasil já pela manhã. O núcleo de baixa pressão do sistema frontal atravessará o Rio Grande do Sul e vai alcançar o litoral da Região Sudeste na manhã do sábado (8).
A passagem do sistema também irá organizar canais de umidade que favorecerão a ocorrência de tempestades nos estados vizinhos (Mato Grosso do Sul, São Paulo, até o sul de Minas Gerais).
Esse sistema deve trazer forte instabilidade para toda a Região Sul neste fim de semana, com rajadas de vento de 100 km/h no litoral dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e acumulados de chuva superiores a 100 mm em 24 horas em áreas do Rio Grande do Sul. Também é esperada queda de granizo no oeste do Rio Grande do Sul na manhã desta sexta-feira (7), e, à noite, em boa parte do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul.
Nas demais áreas da região, juntamente com áreas do sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, os volumes de chuva devem ser expressivos, podendo alcançar os 100 mm por dia em algumas áreas. Ainda na madrugada do sábado (8), áreas do sul e oeste de São Paulo devem observar a formação de tempestades, e ao longo do sábado (8) e domingo (9), todo o litoral da Região Sudeste deve observar fortes rajadas de vento, superando os 60 km/h.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura