Plantio de arroz avança e se aproxima do fim no RS

Mais de 717 mil hectares já foram semeados, segundo dados do Irga e da Dater

06.11.2025 | 15:41 (UTC -3)
Danielly Engelmann, edição Revista Cultivar
Foto: Cleiton Ramão
Foto: Cleiton Ramão

A semeadura de arroz no Rio Grande do Sul avança para a fase final. De acordo com a Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), já foram cultivados 717.601 hectares, o que representa 77,99% da intenção total de 920.081 hectares para a safra 2025/26.

A Região da Zona Sul é a mais adiantada, com 97,01% da área já semeada, o equivalente a 151.868 hectares. As Regiões da Planície Costeira Externa (PCE), Fronteira Oeste e Planície Costeira Interna (PCI) também apresentam números próximos à conclusão. 

Na PCE, já são 76.735 hectares (80,87%); na Fronteira Oeste, 218.774 hectares (80,48%); e na PCI, 112.861 hectares (80,35%). Entre as regiões com menor avanço estão a Central, com 60.155 hectares (49,83%), e a Campanha, com 97.208 hectares (71,67%).

Responsável por cerca de 70% da produção nacional de arroz, o Rio Grande do Sul tem sua semeadura acompanhada de perto, já que o ritmo das operações influencia diretamente o cenário produtivo e o cronograma de colheita no país.

Segundo o gerente da Dater, Luiz Fernando Siqueira, as janelas de semeadura abertas nas últimas semanas foram essenciais para o avanço do plantio, especialmente na Fronteira Oeste - região estratégica para o volume estadual.

“Conseguimos finalizar o mês de outubro, que é preferencial para a semeadura, com bons resultados. Estávamos receosos com os primeiros cenários, mas os dados mostram que a orizicultura mantém sua força e importância na agricultura e economia do Estado”, destaca.

Embora a intenção de semeadura seja 5,17% menor em comparação com a safra anterior, o andamento das atividades é considerado positivo pelos técnicos do Irga e da Dater.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025