Fórum Bunge discute futuro do agronegócio e premia 15 produtores

03.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

A Bunge, que reúne Bunge Alimentos e Bunge Fertilizantes, entregou segunda-feira (31/08) o prêmio Destaque Bunge Agricultor Brasileiro a produtores rurais da BA, CE, GO, MA, MG, MS MT, PR, RS, SP e SC.

Os 15 agricultores foram premiados por ações de sustentabilidade, meio ambiente, responsabilidade social, inovação, parceria, nutrição animal e produtividade das culturas de algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, milho, soja e trigo. A premiação ocorreu logo após o término do Fórum de Sustentabilidade da Bunge, com produtores rurais, executivos e especialistas do setor, que discutiram o futuro do agronegócio brasileiro em um mundo sustentável, destacando estratégias, desafios, tendências e posicionamentos.

Na ocasião, Mário Barbosa, presidente da Bunge Fertilizantes, questionou a ausência da indústria nacional do setor na formatação da Política Nacional de Fertilizantes, que inclui um acordo estratégico para criar uma empresa estatal em parceria com a Rússia na área de produção de fertilizantes. Segundo o executivo, a indústria nacional ainda não foi convidada a participar das discussões. "O setor com mais de 80 anos de experiência na produção de adubos é que deveria ser convidado a discutir a política e equiparar a produção nacional à importação, ao invés da criação de uma joint venture entre o Brasil e a Rússia para aumentar a importação", afirmou o executivo.

Já a senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) alertou a todos sobre a necessidade do setor mostrar sua realidade para a sociedade. Disse que é preciso informar a população sobre a atividade do agronegócio brasileiro, que produz alimentos e atua com respeito às pessoas e ao meio ambiente. “Temos de conquistar corações e mentes”, conclamou a senadora.

Participaram ainda dos debates, o vice-presidente da Bunge Alimentos, Murilo Braz Sant’Anna, o ex-Ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, o secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Francisco Graziano, o deputado federal, Antonio Duarte Nogueira e o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Sussumu Honda.

Boas práticas no campo

Durante a homenagem aos produtores, Mario Barbosa disse que o prêmio foi criado para distinguir as boas práticas no setor o que, felizmente, vêm se disseminando de forma crescente. “Produtividade, sustentabilidade, responsabilidade social, parceria, cuidados com o meio ambiente não são apenas categorias da premiação, são, na realidade, o norte de todo produtor rural que pensa a longo prazo em seu negócio e no país”, ressaltou Barbosa.

O presidente da Bunge Alimentos, Sérgio Waldrich, parabenizou todas as pessoas que contribuem para o sucesso do agronegócio nacional, que se dedicam ao cultivo da terra e que independentemente das adversidades - sejam as condições climáticas, as mudanças políticas ou econômicas - acreditam na atividade agrícola. “O agronegócio é uma atividade que gera milhões de empregos, riquezas e colabora para a grandeza deste país. Foi por meio deste trabalho que o Brasil se transformou nos últimos anos no maior exportador mundial de soja, de carne bovina e de aves, liderança que já tínhamos no café, no açúcar e na celulose de eucalipto”, destacou

A Bunge é uma das principais empresas do agronegócio, conquistando a liderança em originação de grãos e processamento de soja e trigo, na produção de fertilizantes e ingredientes para nutrição animal, na fabricação de produtos alimentícios e em serviços portuários. É uma das maiores exportadoras do Brasil (a primeira em agronegócio), contribuindo de maneira substancial para o saldo positivo da balança comercial e para as divisas para a economia nacional. Presente em 16 estados de todas as regiões do País, a Bunge possui hoje cerca de 8,5 mil colaboradores e mais de 300 unidades, entre indústrias, centros de distribuição, silos e instalações portuárias.

Fonte: CL-A Comunicações - (11) 3082-3977

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025