Magnum da Case IH é eleito Trator do Ano na Europa
As principais cooperativas de produtores e criadores de Mato Grosso participam, a partir desta quinta-feira (20), do IV Fórum de Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio, em Sorriso. Um dos temas que deve nortear a troca de informações pelos participantes é a possível formação de redes de cooperativas no Estado, tendência das grandes regiões produtoras do mundo.
O evento é organizado pela Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB/MT).
O público de representantes de 20 cooperativas é aguardado para o fórum, em que será apresentado o diagnóstico sobre a estruturação de uma rede de cooperativas a partir de experiências estudadas em diversos lugares do mundo em que funcionam. A avaliação será apresentada pelo professor Fábio Chaddad, da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos. A instituição tem um centro especializado de estudos sobre a atuação das cooperativas no agronegócio em vários países.
O fórum será dividido em quatro momentos a partir do meio-dia de quinta-feira, até o mesmo horário na sexta-feira (21). A experiência vivida por quem participou, em agosto, do curso sobre governança cooperativa na Universidade de Missouri e conheceu os estudos e as cooperativas bem-sucedidas do modelo norte-americano será o primeiro tema. Depois, os participantes vão conhecer o diagnóstico sobre a implantação das redes de cooperativas em Mato Grosso.
Na sequência, o assunto segue para as experiências de três cooperativas de Sorriso, cujos representantes falarão sobre seu funcionamento. Por fim, os participantes vão tratar de datas e temas para os fóruns do próximo ano.
“As informações repassadas pela Universidade de Missouri são muito interessantes. Eles estudam cooperativas centenárias, modelos, experiências muito bem-sucedidas. Tem cooperativa que tem ferrovia, para se ter uma ideia. E os pesquisadores estudam o que está por trás disso para dar certo”, comentou o gerente de Planejamento da Aprosoja, Cid Sanches.
Ainda conforme o gerente, o desafio em Mato Grosso, no momento, é fazer com que o produtor entenda a importância de constituir uma empresa sua e o incentivo é para que forme uma cooperativa, tendo em vista que os dividendos retornam para ele. “O fórum é um momento de aprendizado e esperamos que cada vez mais produtores queiram aderir ao modelo. A Aprosoja apoia as iniciativas e as decisões tomadas pelo agricultor”, comentou, informando que, no Paraná, já existem redes de cooperativas em atividade.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura