FMC participa da comemoração dos 20 anos do INPEV

A companhia apoia desde o início as ações para a implantação do projeto Sistema Campo Limpo

22.12.2021 | 14:41 (UTC -3)
Janete Galbiati

Com a marca de 650 mil toneladas de embalagens vazias retornadas do campo e enviadas ao destino de maneira ambientalmente adequada, o inpEV -   Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias - colocou o Brasil como líder no processo de logística reversa ao retirar do campo 94% das embalagens plásticas primárias comercializadas no país.  O trabalho pioneiro iniciado há 20 anos foi celebrado em São Paulo e contou com a participação dos principais parceiros. A FMC, empresa de ciências para a agricultura, atua ativamente para as atividades do projeto Campo Limpo desde a sua implantação. No evento comemorativo as entidades e empresas associadas foram homenageadas pela instituição.

“Nos últimos 20 anos tive o privilégio de participar da vida do inpEV por muito tempo atuando no Conselho Diretor como membro, na vice-presidência e pela quarta vez como presidente, e essa demonstração de força que chegamos é um resultado fantástico. Não teria sido possível se não tivesse a união de todos do setor e a liderança forte e competente do João Cesar Rando, presidente-diretor do instituto, que é uma pessoa com muita experiência, energia e competência e levou a instituição a ser referência internacional em processo de logística reversa”, comenta o Marcelo Okamura diretor de PD&I para a América Latina da FMC e presidente do Conselho Diretor do inpEV. 

Durante o evento comemorativo, o diretor-presidente do inpEV, João Cesar Rando, destacou que o projeto Campo Limpo foi base para a Política Nacional de Resíduos Sólidos, marco regulatório fundamental para o setor, que entrou em vigor dez anos depois da fundação da instituição. 

“Nós da FMC acreditamos que as soluções ganham força quando todos estão envolvidos em um movimento que deve acontecer respeitando a sustentabilidade, para entregar ainda mais benefícios ao produtor. E é justamente isso que o projeto Campo Limpo do inpEV tem em sua essência, a responsabilidade compartilhada entre todos os elos da cadeia produtiva, desde agricultores, fabricantes, canais de distribuição e poder público, que apoia para que a devolução dos materiais seja efetiva e rotineira”, salienta Okamura.  

Em 2021 a FMC trabalhou junto ao Campo Limpo para a implementação da Ecocap Smart, uma tecnologia de identificação à laser para as tampas recicladas, que trouxe excelente custo benefício para o mercado. Por meio de um QR Code impresso à laser, o sistema conecta o produtor aos diversos conteúdos da empresa e amplia os canais de contato entre ambos. O projeto Campo Limpo Tampas e Resinas Plásticas, desenvolvido pela FMC em conjunto com o Campo Limpo, é um exemplo das inovações que agregam sustentabilidade em todos os seus processos do projeto Campo Limpo. 

Em comemoração aos 20 anos, o inpEV lançou um site que conta a história do instituto e inaugurou em Guariba, interior de São Paulo, o Museu do Sistema Campo Limpo. No local, os visitantes vão conhecer de maneira lúdica o processo de logística reversa e a história da implantação do projeto Campo Limpo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024