BASF lança herbicida no 25º Show Rural Coopavel
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura, apreende três toneladas de produtos de origem vegetal nas estradas da Bahia. A ação é resultado da fiscalização realizada pela Adab, no fim do mês de janeiro. Em função do intenso trânsito de vegetais e seus subprodutos, oriundos de outras regiões do país, a ação aconteceu no posto fiscal Eduardo Freire, na BR 101, no município de Mucuri, divisa da Bahia com o Espírito Santo.
Na fiscalização foram apreendidos 500 Kg de limão Tahiti, 500 Kg de laranja Pera e 1,8 tonelada de banana Prata, em um universo de 277 caminhões interceptados com diversos tipos de carga. Durante a ação, os 20 técnicos da Adab, em atividade no local, fizeram abordagens e reforçaram o trabalho de educação sanitária com os condutores dos veículos, informando sobre a importância da sanidade agropecuária para o Estado.
Segundo o coordenador das Barreiras Sanitárias da Adab, Roberto Gama Pacheco, os produtos apreendidos estavam impróprios para consumo e foram destruídos, procedimento realizado com todos os tipos de produtos, que ofereçam risco à saúde da população. As exigências higiênico-sanitárias estão regulamentadas através de portarias e instruções normativas da legislação fitossanitária vigente.
A Bahia está isenta de diversas pragas agrícolas (quarentenárias), entre elas, Cancro Cítrico (citros), e Sigatoka Negra/Moko (banana), que ocorrem em outras unidades da Federação, por isso; nossa atenção redobrada com fiscalizações na divisa do estado, afirma Roberto Gama Pacheco.
Para finalizar, o diretor geral da Agência, Paulo Emílio Torres, disse que a educação sanitária busca conscientizar todos os envolvidos da corresponsabilidade com a segurança alimentar.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura