Fibria realiza encontro para debater apicultura
A Embrapa promove durante a Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente (Fiema Brasil 2010), que acontece de 27 a 30 de abril, em Bento Gonçalves/RS, o Seminário de Gestão Ambiental na Agropecuária.
Esta é a segunda vez consecutiva que a gestão ambiental na agropecuária tem destaque no evento.
Com o objetivo de buscar alternativas para a produção de tecnologias que possibilitem a redução do impacto ambiental, visando assegurar a sustentabilidade ambiental, social e econômica de cada ecossistema onde estão inseridas as cadeias produtivas é que Embrapa e Fiema Brasil 2010, com o apoio da Fapergs e da Iharabras, realizam nos dias 28 e 29 de abril, nos pavilhões da Fenavinho, em Bento Gonçalves (RS), o 2º Seminário de Gestão Ambiental na Agropecuária.
De acordo com Alexandre Hoffmann, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e coordenador técnico do evento, o Brasil é um país que depende do agronegócio para a sustentabilidade da balança comercial e da economia como um todo. “O agronegócio brasileiro é uma atividade de grande importância para a economia do país, pois gera em torno de 33% do PIB, 37% dos empregos e é responsável por 42% das exportações nacionais”, destaca.
Hoffmann comenta também que o Brasil figura como um dos líderes mundiais na agropecuária. Salienta, no entanto, que esta competitividade convive com a realidade de que a agropecuária é certamente uma das atividades econômicas que causam maior impacto ambiental, não somente pelo risco e potencial de adoção de tecnologias que causam degradação do solo e erosão da biodiversidade, como também pela própria extensão da área utilizada para produção. Soma-se a esse risco, a geração de resíduos oriundos do processamento de produtos agropecuários, também potencialmente poluidores. Daí a importância da reflexão e busca de alternativas que minimizem o impacto ambiental na região.
Confira o programa completo e as orientações para a inscrição no evento no endereço:
Viviane Zanella
Embrapa Uva e Vinho
54-3455-8084 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura