Festival da Melancia movimenta Arari/MA

23.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

O Festival da Melancia, a maior manifestação cultural do município de Arari, a 165 quilômetros ao norte de São Luis, que acontece todo ano em setembro, terá uma atração a mais na programação nesta sexta-feira (25/09).

É o Seminário Potencialidades e Negócios da Melancia na Região de Arari, uma realização da Embrapa Meio-Norte, Governo do Maranhão e Prefeitura Municipal de Arari.

A partir das 8h30 horas, a programação prevê a palestra História, importância e potencial da melancia na região de Arari, que será proferida pelo prefeito do município Raimundo Reginaldo Soares Santos. Em seguida, uma mesa-redonda discutirá as Estratégias para o crescimento do negócio da cultura da melancia em Arari.

Serão debatedores o pesquisador Francisco José Seixas, da Embrapa Meio-Norte (tecnologia de produção); Jarbas de Freitas Alencar, do Banco do Nordeste; e José Lúcio Campos, do Banco do Brasil (crédito); Fernando Tadeu Mendonça, da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (assistência técnica); José de Jesus Ataíde, do Instituto de Agronegócios do Maranhão (agronegócio); e João Batista Martins, do Sebrae, (mercado e comercialização). O coordenador é o pesquisador Valdemício Ferreira de Sousa.

Banhado em toda a sua extensão pelo rio Mearim, o município de Arari, que em tupi-guarani significa arara pequena, tem pouco mais de 28 mil habitantes, segundo o IBGE. Este ano o município promove a 33ª versão do Festival da Melancia, que movimenta a região Norte do Maranhão. Todo ano Arari produz cerca de três mil toneladas de melancia, que é comercializada em grande escala em São Luis e Teresina.

Fernando Sinimbu

Embrapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025