MG: exportação de manga aumenta 290%
A cidade de Bom Princípio/RS, no Vale do Rio Caí, está em contagem regressiva para a 13ª Festa Nacional do Moranguinho, que ocorre nos próximos três finais de semana, no Parque Municipal.
A abertura, no próximo sábado (05/09), terá a estréia do desfile temático do Mundo do Morango e a tentativa de quebra do recorde da maior torta do mundo em forma de morango.
A feira acontece nos dias 5, 6, e 7; 11, 12 e 13, e 18, 19 e 20
Desde segunda-feira (31/08), dezenas de doceiras do Clube de Mães de Bom Princípio estão preparando ingredientes para quebrar o atual recorde, pertencente à França, que é de uma torta com 2,1 toneladas. No caso gaúcho, o doce terá mais de 2 metros de altura e o formato do pórtico em forma de morango, que fica na entrada do Parque Municipal.
Além de reforçar a identidade de Bom Princípio com a fruta do qual é o terceiro maior produtor gaúcho, a mobilização para o recorde ainda tem mais um objetivo social. O lucro da venda das mais de 21 mil fatias do bolo gigante será destinado à compra de um aparelho de ecografia para o hospital da cidade.
“Já conseguimos a doação de boa parte dos ingredientes, como farinha, ovos e nata. Também nos foi cedida uma câmara frigorífica, para preservar as fatias para venda”, conta a primeira-dama Adriana Seibel, que coordena os preparativos da torta gigante e do desfile temático. Além dos fiscais da Sociedade Guiness (para julgar o recorde), o processo será acompanhado por uma nutricionista. “Apesar de gigante, o bolo deverá ter o sabor de um doce normal, já que, afinal, ele também será saboreado pelos visitantes da festa”, ressalta Adriana.
DESFILE
O desfile temático será outra novidade que estréia neste sábado. Há três semanas a movimentação tem se acelerado no barracão da Secretaria Municipal de Obras. Materiais sintéticos se tornam folhas verdes e frutos vermelhos, retalhos vestem bonecos gigantes, cacos de espelho transformam arame em candelabros e restos vão ganhando novos brilhos. Tudo para contar a história da fruta-símbolo da cidade, desde os primeiros resquícios pré-históricos, passando pelo Império Romano e passeando pela Idade Média, até chegar ao Vale do Caí.
“O desfile ganha um aspecto social importante, já que vai significar novas oficinas de criação e atividades ocupacionais, além de trabalhar a reciclagem de materiais sintéticos”, enumera a primeira-dama. Ela compara essa nova fase da Festa do Moranguinho ao que ocorreu em Gramado, quando o Natal Luz aprimorou seus desfiles temáticos.
Em Bom Princípio assim, como na Região das Hortênsias, a melhoria veio com a busca de experiência de quem faz o carnaval. A Terra do Moranguinho buscou dois carnavalescos de Porto Alegre para a missão: os mestres José Carlos Rodrigues de Oliveira, o Zé Cartola, e Edson dos Santos, o Dico. Respectivamente, das escolas de samba Vila do IAPI e Império da Zona Norte.
A festa tem seu site oficial no endereço
Castor Becker Júnior
Asses de imprensa Prefeitura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura